Rio de Janeiro

Voltar

O RITMO ASSUSTADOR DAS MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES QUE SE APRESENTAM COM ESTRONDOSO AVANÇO TECNOLÓGICO – ARTIGO: JUNHO/2019

24/06/2019 - 17:36
 

Os grandes desafios do século XXI serão de natureza global e provocarão fortes mudanças na sociedade, em especial as catástrofes climáticas e os efeitos do avassalador avanço da tecnologia.
Os sintomas da ameaça climática são visíveis através dos desastres climáticos que se apresentam cada vez com maior freqüência. É fato que os humanos estão desestabilizando a biofesra global em múltiplas frentes. Estamos explorando em condições desproporcionais os recursos naturais do meio ambiente, e despejando nele enormes quantidades de dejetos tóxicos, lixo e veneno, que são responsáveis por mudanças na composição do solo, da água e do ar em nossa atmosfera.

É evidente que a mudança climática é uma realidade presente com conseqüências assustadoras sobre o clima da terra em razão da elevação da temperatura que já vem apresentando resultados na expansão de desertos, no desaparecimento de calotas de gelo, na elevação dos oceanos e constantes ocorrências de desastres climáticos extremos.

Os resultados para este século serão drásticos para a produção agrícola, com repercussão no aumento da fome, e resultarão na inundação de cidades próximas a oceanos pelo fato do nosso planeta passar a absorver mais calor tendo como resultado a elevação da temperatura.  


Contudo, existem outras mudanças que causarão fortes transformações no modo de vida em sociedade. Refiro-me as transformações advindas em conseqüência do avanço tecnológico, que já são sentidos com a chegada da quarta revolução industrial, através do fato de computadores, a chamada inteligência artificial (IA), desafiarem os humanos em proporção cada vez maior em tarefas profissional, principalmente em decorrência da participação da robótica, cada vez mais presente no processo de produção, o que já vem causando a extinção de inúmeros empregos, além de expulsar muitos do mercado de trabalho em razão do fraco nível educacional que atingi as grandes massas populares, que já sentem e sentirão mais fortemente esse processo face a baixa qualificação educacional e frágil capacitação profissional que descarta milhões de pessoas do mercado de trabalho contemporâneo, por exigir um profissional inovador, com conhecimento em várias áreas, capacidade de adaptação e habilidade para atuar em grupos. Com essas mudanças fica claro que quem não se preparar perderá importância e espaço no mercado de trabalho.


Não temos noção de onde chegaremos com o avanço da tecnologia, mas precisamos estar preparados, pois o ser humano, principalmente os dotados de conhecimento será sempre necessário nesta nova concepção de produção, serviços e na interface com a máquina. O mundo se especializou, as profissões ganharam novos rumos, novas perspectivas. A sociedade contemporânea como um todo precisa mergulhar numa ampliação profunda do conhecimento, trazendo isto para o cotidiano, do mais trivial ao mais complexo dos trabalhos, a especialização é necessária e benéfica. Os choques sociais que estão por vir serão imprevisível, principalmente para sociedades mais atrasadas no campo do desenvolvimento humano, educacional e econômico.



Amaury Cardoso
Blog de artigos: www.amaurycardoso.blogspot.com.br

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



Deixe um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*