Fundação Ulysses Guimarães conduzirá o processo de Reforma Política do PMDB

07/11/2014

A Fundação Ulysses Guimarães recebeu do Conselho Nacional do PMDB, na última quarta-feira,5, a missão de ouvir a sociedade e com ela debater, para apresentar uma sugestão de Reforma Política para o Partido entregar ao Congresso Nacional. Para dar início a esse trabalho, a Fundação reuniu em sua sede o Grupo de Trabalho que será responsável pela elaboração da proposta e que contará com a coordenação técnica do cientista político Murillo de Aragão – que recentemente lançou livro sobre a Reforma Política –, do sociólogo Thiago de Aragão.

O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha (RS), conduzirá o processo. “Nossa ideia é ouvir, primeiramente, a sociedade sobre o que ela pensa sobre a Reforma. Depois, o Grupo de Trabalho irá condensar este material em uma proposta de Reforma Política que será apresentada ao Partido”, afirmou.

“Hoje, estamos assistindo no Brasil, gradativa e progressivamente, à desintegração conceitual da política, das instituições políticas e dos políticos. A representação institucional exercida pelos detentores de mandato, contrariando o princípio da representação, está carecendo de legitimidade, na medida em que a maioria dos cidadãos não se sente representada por quem elegeu”, observou Padilha.

Futuro – Nos próximos dias, o PMDB e a Fundação Ulysses informarão pelos seus sítios eletrônicos e pelas redes sociais como será o trabalho deste Grupo.

O Partido quer ouvir o que pensam a sociedade e os peemedebistas do Brasil. Este é o momento de mostrar a força do maior Partido do Brasil e construir um projeto de Reforma Política que nasça das bases. Como já dizia Platão: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam”.