1390322689-2-severo

Severo Fagundes Gomes nascido em São Paulo (SP), em 1924, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1986 e 1991. Foi ministro da Agricultura, entre 1966 e 1967, no governo Castelo Branco, ministro da Indústria e do Comércio, de 1974 a 1977, no governo Geisel e senador – pelo PMDB- entre 1983 a 1991.

Diplomado em Direito pela Universidade de São Paulo, Severo se dedicou à administração das empresas da família, a Tecelagem Paraíba e a Tecelagem Paraíba do Nordeste – uma das maiores empresas têxteis do país. Também proprietário de terras e criador de gado, ficou conhecido por saber conciliar a vida política com suas atividades empresarias. Junto ao, então, amigo e deputado Ulysses Guimarães participou ativamente da campanha pelas eleições diretas, em 1984.

Em 1987, durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), iniciados em 1º de fevereiro, participou como relator da Comissão da Ordem Econômica, membro titular da Comissão de Sistematização e suplente da Subcomissão dos Negros, populações Indígenas, Pessoas Deficientes e Minorias e da Comissão da Ordem Social. Também foi presidente da Comissão Teotônio Vilela e da Comissão da Companhia Vale do Rio Doce.

Faleceu no dia 12 de outubro de 1992, em Parati (RJ), juntamente com o Dr. Ulysses Guimarães, e suas respectivas esposas, em desastre de helicóptero.