1390322804-2-ronan

Ronan Tito de Almeida, nascido em Pratinha (MG), em 1931, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1993 e 1995. Foi comerciante, caminhoneiro e fazendeiro. No biênio 1968-1969, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (MG) e, em 1970, tornou-se membro do conselho curador da Universidade Federal de Uberlândia, função que exerceria por três anos. De 1970 a 1972 foi vice-presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Filiou-se ao MDB no início dos anos 1970 e elegeu-se deputado federal por Minas Gerais em 1978. Com a extinção do bipartidarismo, filiou-se, em 1980, ao PMDB e em 1982 elegeu-se novamente deputado federal.  Foi secretário do Trabalho e Ação Social do governo Tancredo Neves, entre 1983 e 1984 e manteve o cargo nos primeiros meses do governo Hélio Garcia.

Em 1986 foi eleito senador, substituindo Fernando Henrique Cardoso como líder do PMDB. Deixou o Senado em janeiro de 1995, ao final da legislatura, sem disputar novo mandato.