1390322921-2-renan

José Renan Vasconcelos Calheiros, nascido em Murici (AL), em 1955, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1998 e 2001.Reeleito pela terceira vez para o mandato de senador, pelo estado de Alagoas, em 2010, foi presidente do Senado Federal por três períodos (2005 a 2007, 2013 a 2015 e 2015 a 2017).

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) já o apontou como o mais influente entre todos os parlamentares brasileiros. Além disto, em 2003, Renan foi relator do programa Bolsa Família, que se transformou num dos principais programas sociais do país. A vocação política de José Renan Vasconcelos Calheiros revelou-se no movimento estudantil, nos anos 70, quando se elegeu presidente do Diretório Acadêmico da área de Ciências Humanas e Social da Universidade Federal da Alagoas (UFAL).

Ainda estudante de direito, em 1978, Renan Calheiros elegeu-se deputado estadual pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido que fazia oposição ao regime militar. Dois anos depois, tornou-se líder da bancada na Assembleia Legislativa de Alagoas. Com o fim do bipartidarismo, Renan filia-se ao PMDB e elege-se deputado federal em 1982.

Na Câmara dos Deputados, em Brasília, o filho de Olavo Calheiros Novais e de dona Ivanilda Vasconcelos Calheiros, revela-se um deputado dos mais atuantes. Em seu primeiro mandato, integra as comissões de Trabalho e Legislação Social, Constituição e Justiça, Comércio e Indústria. Em 1984, chega a vice-líder do partido.

Nesse período, Renan votou contra todas as propostas que representassem arrocho salarial e apoiou o projeto de lei que proibia a demissão imotivada. No Colégio Eleitoral, ajudou a eleger Tancredo Neves, que não pôde assumir, cedendo lugar ao seu vice, José Sarney.

Em 2012, foi relator do importante projeto da redução dos preços da energia elétrica para industriais, comerciantes e consumidores domésticos de todo o Brasil. Em 2017, logo após concluir seu terceiro mandato como presidente do Senado, Renan foi reconduzido à liderança do PMDB no Senado Federal.