1390322848-2-pinotti

José Aristodemo Pinotti, nascido em São Paulo (SP), em 1934, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1995 e 1997.  Pinotti formou-se em medicina na Universidade de São Paulo em 1958 e especializou-se em câncer ginecológico e mamário. De 1970 a 1971, foi diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), função que voltaria a exercer em 1976. Em 1981, criou e passou a coordenar o Centro de Referência da Saúde da Mulher e de Nutrição, Alimentação e Desenvolvimento Infantil, na Unicamp.

Suas atividades científicas incluíram mais de mil publicações entre livros, artigos, monografias e participação em congressos nacionais e internacionais. Por indicação do então governador Paulo Maluf, José Pinotti assumiu a reitoria da Unicamp em 1982, tendo permanecido no cargo até meados de 1986. Durante sua gestão implantou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e fundou os centros de Engenharia Biomédica e de Atenção Integral à Saúde da Mulher, sendo deste último também diretor executivo.

Pinotti foi secretário da educação de São Paulo entre 1986 e 1987, secretário de saúde de 1987 a 1991. Em 1988 filiou-se ao PMDB, logo tornando-se presidente do diretório regional paulista.  Pinotti foi, ainda, secretário de Saúde na prefeitura de São Paulo em 2000, secretário municipal de Educação de São Paulo entre 2005 e 2006, secretário estadual de Ensino Superior em 2007 e secretário municipal Especial da Mulher de São Paulo.

Também foi candidato à prefeitura de São Paulo em 1996, pelo PMDB, tendo 101.356 votos (5º colocado). Estava em seu terceiro mandato como deputado federal, quando licenciou-se em março de 2009 para tratamento de um câncer de pulmão, falecendo em julho do mesmo ano.