1390322639-2-henrique

Henrique Antônio Santillo, nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 1937, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1982 e 1986. Radicado no estado de Goiás, exerceu o mandato de governador, de 1987 a 1991, período no qual o estado foi dividido para formar o atual Tocantins. Foi, portanto, o último governador goiano a governar sobre tal região.

Em 1993, esteve à frente do Ministério da Saúde, onde foi responsável pela consolidação de importantes projetos, como a implantação dos medicamentos genéricos no Brasil. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dedicou sua carreira política às causas sociais. Foi um dos fundadores do MDB. Elegeu-se prefeito de Anápolis (GO) e, três anos mais tarde, deputado estadual. Admirado pela sua dignidade, coerência e ética, sua brilhante atuação política também repercutiu quando foi senador, de 1979 a 1987.

Lutou pela redemocratização do país, enquanto parlamentar, e foi o primeiro secretário e presidente da Fundação Pedroso Horta, atual Fundação Ulysses Guimarães. Durante esse período, instalou o órgão de estudos do PMDB em todos os estados. Foi ainda secretário de Saúde no estado de Goiás, para, em seguida ser nomeado, em 1999, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Seu mandato de presidente do TCE foi interrompido com o seu falecimento, em 25 de junho de 2002.