1422969269-1390323015-2-eliseu

Eliseu Lemos Padilha, nascido em Canela (RS), em 23 de dezembro de 1945, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 2007 e 2015. Atualmente, é ministro da Casa Civil da Presidência da República. Antes, foi ministro da Aviação Civil, em 2015.

Padilha também foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso, de 1997 a 2001. Sua trajetória política no PMDB teve início quando se filiou, em 1966, ao então Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e passou a ser considerado um dos melhores articuladores políticos do partido e do Congresso Nacional.

O primeiro cargo eletivo de Padilha foi como prefeito de Tramandaí (RS), em 1989. Eleito pela primeira vez deputado federal, pelo Rio Grande do Sul, em 1994, cumpriu mais dois mandatos entre 2003 e 2011. Nas eleições de 2010, ficou como primeiro suplente e retornou ao cargo em 2013, com a nomeação do deputado Mendes Ribeiro Filho para o Ministério da Agricultura. Nestes períodos, atuou nas comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, Educação e Minas e Energia.