1390324333-carlos

Carlos Estevam Martins, nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1938, foi presidente da Fundação Ulysses Guimarães entre os anos de 1991 e 1993. Carlos Estevam foi um importante sociólogo brasileiro. Escritor talentoso, publicou dezenas de ensaios sobre história das ideias, política externa brasileira, redemocratização, sistema político, Estado e capitalismo no Brasil. Alguns de seus livros foram importantíssimos, como A Tecnocracia na História (1975), Capitalismo de Estado e Modelo Político no Brasil (1977), O Circuito do Poder (1994).

Estevam também foi assistente de Álvaro Vieira Pinto no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Foi um dos fundadores, o primeiro diretor e autor do manifesto do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), fundado em 1961. Foi Secretário da Educação de São Paulo por duas vezes, durante os governos de Luiz Antônio Fleury e Orestes Quércia. Doutor em Ciências Sociais, foi professor do Departamento de Ciência Política da USP e membro do Cebrap.

Carlos Estevam faleceu em outubro de 2009, aos 74 anos.