Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas sobre a Fundação Ulysses Guimarães e sua atuação.

Uma fundação é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo uma contribuição social.

Ulysses Guimarães é considerado até hoje como uma das figuras políticas mais importantes para o Brasil. Ele nasceu em 16 de Outubro de 1916 e tem no seu currículo profissões como advogado, professor universitário, escritor e dirigente de um clube de futebol. Seu maior sonho foi a carreira política, na qual ingressou e teve longeva participação – foram 40 anos dedicados. Ulysses Guimarães foi presidente da Câmara dos Deputados e um dos principais opositores da Ditadura Militar. Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan Diretas Já. Além disso, Ulysses foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer nova Constituição democrática para o Brasil após 21 anos sob regime militar.

A Fundação Ulysses Guimarães fornece cursos que tem por objetivo conscientizar politicamente o cidadão através da educação, bem como tendo isso como forma propulsora de torná-lo um agente de mudança no que concerne a democracia e transformação social, ativando assim, o surgimento de novos líderes.

A FUG possui sede nacional em Brasília (DF) onde são pensadas as grandes ações e as filiais em cada estado do país. Você pode consultá-las no link: www.fundacaoulysses.org.br/filiais

A Fundação Ulysses Guimarães possui os cursos de Eleições Estaduais, Gestores Públicos Municipais (em 3 módulos), Cidadania (em 3 módulos), Dicção e Oratória, Políticas Públicas de Gênero, Curso Básico de Formação Política (também para Juventude) e Captação e Gestão de Recursos no SINCOV. Você pode consultar os conteúdos programáticos e ementas dos cursos no link: https://www.fundacaoulysses.org.br/cursos/

Os cursos podem ser realizados de duas formas:

– Presenciais (Acesse o link para saber mais e se inscrever: https://www.fundacaoulysses.org.br/cursos/);

– EaD (Educação a Distância. Através do link: http://www.ead1.fundacaoulysses.org.br/participe_portal).

Todos os nossos cursos são totalmente gratuitos.

Qualquer pessoa que tenha interesse em formação política pode realizar os cursos.

A Fundação Ulysses Guimarães compartilha dos mesmos ideais do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

A FUG também disponibiliza um acervo com algumas obras que ajudarão tanto nos cursos quanto em outras questões quanto ao aprofundamento acerca da formação política.

Entre em contato

Receba nosso boletim Politizar