O que é e como funciona uma Fundação?

Uma fundação é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo uma contribuição social.

Quem foi Ulysses Guimarães?

Ulysses Guimarães é considerado até hoje como uma das figuras políticas mais importantes para o Brasil. Ele nasceu em 16 de Outubro de 1916 e tem no seu currículo profissões como advogado, professor universitário, escritor e dirigente de um clube de futebol. Seu maior sonho foi a carreira política, na qual ingressou e teve longeva participação – foram 40 anos dedicados. Ulysses Guimarães foi presidente da Câmara dos Deputados e um dos principais opositores da Ditadura Militar. Ulysses liderou novas campanhas pela redemocratização, como a das eleições diretas, popularmente conhecidas pelo slogan Diretas Já. Além disso, Ulysses foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por estabelecer nova Constituição democrática para o Brasil após 21 anos sob regime militar.

Qual(is) o(s) objetivo(s) da Fundação Ulysses Guimarães?

A Fundação Ulysses Guimarães fornece cursos que tem por objetivo conscientizar politicamente o cidadão através da educação, bem como tendo isso como forma propulsora de torná-lo um agente de mudança no que concerne a democracia e transformação social, ativando assim, o surgimento de novos líderes.

Como está estruturada a FUG?

A FUG possui sede nacional em Brasília (DF) onde são pensadas as grandes ações e as filiais em cada estado do país. Você pode consultá-las no link: www.fundacaoulysses.org.br/filiais

Quais cursos disponíveis?

A Fundação Ulysses Guimarães possui os cursos de Eleições Estaduais, Gestores Públicos Municipais (em 3 módulos), Cidadania (em 3 módulos), Dicção e Oratória, Políticas Públicas de Gênero, Curso Básico de Formação Política (também para Juventude)e Captação e Gestão de Recursos no SINCOV. Você pode consultar os conteúdos programáticos e ementas dos cursos no link: https://www.fundacaoulysses.org.br/blog/cursos/

De que forma você pode realizar os cursos?

Os cursos podem ser realizados de duas formas:

– Presenciais (Acesse o link para saber mais e se inscrever: https://www.fundacaoulysses.org.br/blog/cursos/);

– EaD (Educação a Distância. Através do link: http://www.ead1.fundacaoulysses.org.br/participe_portal).

Os cursos tem algum custo?

Todos os nossos cursos são totalmente gratuitos.

Quem pode realizá-los?

Qualquer pessoa que tenha interesse em formação política pode realizar os cursos.

A FUG possui vínculo a algum partido político?

A Fundação Ulysses Guimarães compartilha dos mesmos ideais do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

Material didático

A FUG também disponibiliza um acervo com algumas obras que ajudarão tanto nos cursos quanto em outras questões quanto ao aprofundamento acerca da formação política.