Notícias

Geral

MOREIRA FRANCO NO JOGO DO PODER: “O GOVERNO FEDERAL É O RESPONSÁVEL PELA CRISE DO RIO”

10/11/2020

O ex-governador Moreira Franco foi o entrevistado do Jogo do Poder, no domingo, dia 08 de novembro. Ele elogia o talento político de Jair Bolsonaro mas critica de modo contundente os resultados administrativos do governo. “Cresce o desemprego, o descontrole fiscal. Não há políticas públicas consistentes. O presidente não consegue definir os rumos”.

Na entrevista, Moreira Franco revisita Niterói, onde fora prefeito no início de sua trajetória política. Afirma ter sido o período mais gratificante de sua vida pública. “ O prefeito manda. O governador pensa que manda. E o presidente dá só o exemplo à Nação”, define.

O ex-ministro faz também um diagnóstico preciso da crônica crise econômica do estado do Rio. Na sua opinião, o governo federal é o maior responsável pelas dificuldades do governo fluminense. Cita três fatos que contribuíram decisivamente para agravar a situação econômico-fiscal do estado: a transferência da capital do país para Brasília; a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio e o não reconhecimento, por parte do governo central, da necessidade de o Rio exercer “justo protagonismo” nas políticas públicas relacionadas a petróleo e gás.

Na opinião de Moreira Franco, a lei aprovada em 2012, distribuindo os royalties para todos os estados brasileiros, é uma distorção inaceitável do conceito de ressarcimento. “Os royalties não são um bem público, a ser partilhado. São ressarcimentos específicos e proporcionais ao território geopolítico onde se dá à produção”, analisa.

A entrevista foi ar no domingo, dia 08 de novembro à meia noite.

Você pode assistir a íntegra da entrevista, clicando aqui.