FUG lança o Movimento

10/11/2021

A Escola de Líderes da FUG quer qualificar cidadãos em líderes humanizados

Líderes mais preparados para a vida política e para atuação na gestão pública, esse é o compromisso do Movimento, a Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães, que nasce hoje (10). O objetivo é qualificar pessoas em líderes humanizados e conscientes do seu papel na sociedade, além de prepará-los para assumir cargos de liderança em todos os níveis, oferecendo formação em áreas estratégicas do conhecimento político, econômico e social, elevando assim o nível das carreiras políticas dos quadros do MDB estaduais como um todo.

Também serão oferecidos conteúdos programáticos que formem líderes capazes de questionar, participar, atuar e liderar pessoas em função de ideais éticos comuns do MDB e seu posicionamento de Centro Democrático.

A Escola é destinada aos líderes estaduais, com mandato ou não, e/ou detentores de cargos de confiança da administração pública, que ocuparão cargos de lideranças no processo eleitoral de 2022 sendo diretamente candidatos pelo MDB ou atuando nas equipes de coordenação de campanhas eleitorais do MDB em 2022.

A inscrição deverá ser realizada exclusivamente via internet, preenchendo todos os campos solicitados, no endereço eletrônico www.fundacaoulysses.org.br/movimento/. O candidato deverá ter idade mínima de 16 anos, ter o ensino médio completo ou em curso, e estar em dia com as doses de vacinação contra a COVID-19.

Neste primeiro processo de seleção, será garantida a abertura de cinco turmas do Projeto “MOVIMENTO – Escola de Líderes da FUG” para o ano de 2022, com 30 alunos selecionados em cada uma delas. Os estados que desejarem criar turmas deverão manifestar interesse por meio da direção da FUG. E, a turma só será considera constituída após a autorização da FUG Nacional, que irá considerar a ordem de inscrição do estado e a mobilização preliminar de, no mínimo, 30 interessados. As inscrições para os estados se manifestarem estarão abertas a partir de amanhã (11) até o dia 24/11, pelo e-mail: movimento@fundacaoulysses.org.br .

No processo de inscrição, o candidato a uma vaga na Escola deverá responder também a cinco perguntas sobre política, o papel do MDB no cenário de centro democrático, e como garantir igualdade de oportunidades para todos.

Curso – O curso de formação de líderes está dividido nas seguintes etapas: aula magna; etapa de Formação da modalidade EAD; etapa de Formação na modalidade presencial; etapa de mentorias e acompanhamento; etapa complementar em parceria com a entidade ‘Todos pela Educação’.

Certificação – O aluno para receber o certificado deverá, de forma individual, construir uma proposta de Política Pública inovadora, com justificativa e descrição de ações para atender a uma demanda da sociedade. Esse trabalho será apresentado presencialmente para uma banca examinadora, e as três melhores políticas de cada estado serão premiadas. Além disso, o aluno deverá cumprir todas as etapas propostas pelo curso com a duração de 360 horas.

Thatiana Souza e Sâmia Colodetti – Assessoria de Comunicação FUG nacional