FUG lança o Movimento, a Escola de líderes

19/11/2021

A Fundação Ulysses Guimarães lançou o MOVIMENTO, a Escola de Líderes da FUG, que nasceu para identificar, recrutar e transformar quadros partidário ou não em líderes humanizados e conscientes do seu papel na sociedade.

O objetivo é prepará-los para assumir cargos de liderança em todos os níveis, oferecendo formação em áreas estratégicas do conhecimento político, econômico e social. Além de ajudar na sua atuação pública, na construção da sua carreira política e no planejamento de ações para desenvolver suas habilidades com eficiência, integridade e responsabilidade com o coletivo e a sociedade.

Segundo o presidente nacional da FUG, deputado Alceu Moreira, “a FUG vai instrumentalizar o líder para que ele compreenda a responsabilidade de seu papel. Para que ele saiba o quanto é importante conduzir seus liderados ao caminho correto e construir a tomada de decisão.”

“Nós do MDB, por meio da Fundação Ulysses Guimarães, estamos formando líderes para que as decisões que irão incidir no destino de tantas pessoas possam ser as mais qualificadas e assertivas possíveis”, defendeu Moreira.

Para ele, os líderes precisam ser pessoas capazes de “por bom senso, informação, vocação democrática, serem referências de conhecimento e saber, de liderança,

para trabalhar no futuro das suas comunidades. O líder é um guia. Se nós melhorarmos a qualidade do líder, ele será certamente um instrumento muito mais qualificado para seus liderados do que a liderança espontânea”, acrescentou Alceu Moreira.

Neste primeira etapa, segundo o Edital 002/2021, os estados precisam se inscrever, via FUG estadual, para confirmarem o interesse em participar da escola de líderes. Na sequência, uma comissão irá analisar as inscrições e definir quais estados foram aprovados. Vencida esta etapa dos estados, que se encerrará no dia 24/11, os candidatos destes estados aprovados poderão fazer suas inscrições.

Para se inscreverem, os candidatos devem preencher alguns requisitos: ter idade acima de 16 anos; Ensino Médio concluído ou em andamento; estar em dia com as doses da campanha de vacinação contra a COVID-19. Além disso, podem ou não serem líderes estaduais com mandato, e/ou detentores de cargos de confiança da administração pública, que ocuparão cargos de lideranças no processo eleitoral de 2022 sendo diretamente candidatos pelo MDB ou atuando nas equipes de coordenação de campanhas eleitorais do MDB em 2022.

“A formação de líderes, de homens e mulheres, dispostos a liderar, a puxar esse processo de transformações sociais é uma missão importantíssima do nosso partido e da nossa fundação”, afirmou o ex-senador José Fogaça, presidente do Conselho Editorial da FUG.

O curso de formação de líderes está dividido nas seguintes etapas: aula magna; etapa de formação na modalidade EAD; etapa de formação na modalidade presencial; etapa de mentorias e acompanhamento; etapa complementar em parceria com a entidade ‘Todos pela Educação’.

“O Movimento, escola de líderes, é uma escola de formação política por excelência, que visa conteúdo, consistência, conhecimento, maturidade e que busca desenvolver a capacidade de entender todos os fenômenos e mecanismos essenciais da ação política” garantiu Fogaça.

A gerente de educação e formação política da FUG, a advogada Elisiane da Silva, disse que a escola está alicerçada na democracia e na cidadania e dessa forma vai contribuir para a formação dos quadros que podem trabalhar para as grandes transformações que o Brasil exige. “O curso é realizado em três grandes fases: o primeiro momento é a realização de cursos EAD, o segundo momento é o presencial, onde haverá tutoria e mentoria de mestres, doutores, líderes do MDB. E um terceiro momento onde a pauta passa a ser educação, com uma parceria com o Todos pela Educação”, confirmou.

O diretor-secretário da FUG e conselheiro do CONEP, Lelo Coimbra, disse que o Movimento está formado pelo tripé: partido, sociedade e FUG. “A FUG fortalece seus quadros, seu momento de formação e discussão na política atual, os desafios e as inovações que existem, as formas de conversar com a sociedade e, ao mesmo tempo, fortalece as lideranças e também busca formar novas” frisou o ex-deputado Lelo Coimbra.

Acesse mais informações e o Edital em https://www.fundacaoulysses.org.br/movimento/

Thatiana Souza e Sâmia Collodetti – Assessoria de Comunicação FUG nacional