Notícias

Geral

FUG e MDB realizam 1º Encontro de Vereadoras do Mato Grosso

19/11/2021

A filial da FUG e o MDB Mulher do MT realizaram entre os dias 17 e 18 de novembro o 1º Encontro de Vereadoras Emedebistas de Mato Grosso. O evento aconteceu em Cuiabá e reuniu cerca de 60 pessoas. “Agradeço a participação de todos e toda a ajuda que tivemos, em especial da FUG, que é uma grande ferramenta de transformação. A FUG está presente nos 26 estados e mais o Distrito Federal, então onde tem Brasil tem FUG.”, afirmou Tete Bezerra, presidente da FUG-MT.

A FUG nacional estava representada pelos gerentes Guto Scherer (gestão nacional) e Elisiane da Silva (educação e formação política). “Eu sei da importância do vereador para o município, em especial no desenvolvimento das políticas públicas e na aprovação de projetos que façam o município avançar. A FUG está a disposição para ajudar no que for necessário, levando os nossos cursos de formação política até vocês para uma qualificação contínua, que inicia neste evento”, disse Guto Scherer, que no encontro também estava representando o presidente nacional da FUG, deputado Alceu Moreira.

“Ontem e hoje pude participar deste grande encontro no Mato Grosso, promovido pela FUG e o MDB Mulher. Nesta reunião estiveram as principais as autoridades do estado, como prefeitos, vereadores, senador e vice-governador do estado, para falar com as mulheres eleitas em 2020. O MDB-MT foi o que mais elegeu mulheres vereadoras, saindo de 16 para 43 vereadoras eleitas no último pleito. Tudo fruto de muito trabalho e planejamento das nossas líderes no estado.”, ressaltou Scherer.

A gerente de Educação, Doutrina Política e Pesquisa, advogada Elisiane da Silva, palestrou sobre “Orçamento Público – PPA, LDO e LOA”. O painel com enfoque municipal, tratou da necessidade das vereadoras compreenderem o conjunto de regras orçamentárias: “As leis orçamentárias devem expressar em números todos os compromissos e promessas de políticas públicas assumidas pelos políticos em suas manifestações. Para transformar suas comunidades as vereadoras necessitam introduzir no orçamento as políticas que desejam ver implementadas”, destacou a advogada Elisiane da Silva, que já exerceu o mandato de Vereadora de 1989/1992.

Também participaram do encontro o coordenador nacional de Núcleos do MDB, Bruno Gabriel, e a vice-presidente da Secretaria da Mulher do MDB, Kátia Lobo.

Acesse aqui a palestra da advogada e gerente de Educação da FUG, Elisiane da Silva.

Acesse aqui as fotos do Encontro.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação FUG nacional