Eleições 2022 é o novo curso da FUG

01/07/2022

Candidatos do MDB já podem iniciar a sua qualificação e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral deste ano

A Fundação Ulysses Guimarães lançou nesta semana o curso “Eleições 2022 – APRENDER, INOVAR E VENCER”. Com objetivo de qualificar e capacitar os candidatos do MDB que concorrerão ao pleito eleitoral deste ano e suas equipes, os alunos terão acesso as principais etapas da construção de uma campanha eleitoral vencedora, com uma contextualização ampla das dinâmicas sociais contemporâneas, com embasamento contábil e jurídico, os conceitos de marketing e práticas inovadoras.

A aula inaugural do curso contou com as presenças da vice-presidente de Formação Política da FUG, senadora Simone Tebet, o presidente da FUG, deputado federal Alceu Moreira e do presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi.

“Vamos sair deste curso mais preparados para enfrentar as eleições e, assim, vitoriosos nas urnas em 02 de outubro. O MDB fará bonito e repetirá o sucesso de 2020. Nós somos o maior partido do Brasil, porque tivemos sucesso nas últimas eleições, elegendo o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. E, além disso, carrega a democracia como a sua maior característica”, disse Baleia Rossi.

Para o deputado Alceu Moreira, “a FUG quando propõe um curso dessa natureza, quer colocar à disposição de todos os candidatos as ferramentas necessárias e disponíveis para o melhor desempenho das suas campanhas”. “A intenção é orientar e ficar à disposição de todos os candidatos durante o período eleitoral. Que vocês se apropriem dessas ferramentas que colocaremos à disposição, pois são informações absolutamente necessárias”, afirmou o presidente da FUG.

A vice-presidente de Formação Política, enfatizou que “o curso da FUG ensina não só como vencer as eleições, mas vencer de forma eficiente. Independente do cargo que você vai pleitear, ter um planejamento bem organizado é essencial para se chegar à vitória. E sejam vocês mesmos, se abram para o eleitor. Mostrem que vocês querem fazer política de verdade”.

A aula inaugural foi conduzida pelo presidente do Conselho Editorial da FUG, José Fogaça. “Esse curso oferecido pela Fundação tem tradição na vida do MDB. E, ao longo dos anos tem se desenvolvido e se modernizado. Este curso traz informações fundamentais com uma visão contextualizada da política nacional”, observou.

O curso está dividido em cinco (5) módulos: Comunicação e marketing; Organização financeira de campanha; Orientação jurídica; Planejamento de campanha; A história do MDB e o contexto político brasileiro.

“Nosso objetivo é qualificar os quadros partidários. Nós teremos no curso 5 módulos sobre temas pertinentes a campanha, com encontros síncronos. Todas as ações serão pelo ambiente virtual da escola Movimento”, disse Elisiane da Silva, gerente de Formação Política.

A palestra da aula inaugural foi ministrada por Guilherme Sturm, membro do Conselho Federal de Contabilidade e da Academia de Direito Eleitoral e Político, com o tema “Como arrecadar? O desafio das eleições 2022”. Sturm é um dos professores do curso e na aula inaugural introduziu a temática, uma vez que durante o mês de julho voltará com encontros síncronos pelo Zoom.

“Quero trazer uma notícia preocupante para quem ainda não está com a sua vaquinha eleitoral, com seu site de arrecadação no ar: você já começa perdendo para concorrência. Nós estamos no momento da pré-campanha, e já tem muito candidato que desde o dia 15 de maio já estão dizendo que são pré-candidatos na internet com segurança jurídica, através do financiamento coletivo. Quem ainda não cuidou está atrasado neste assunto!”, observou ao iniciar sua palestra.

E, argumentou que “quem tem a vaquinha neste momento pode se tornar conhecido e fazer campanha na internet com segurança jurídica. E você arrecada antes, durante e depois da eleição”.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação Social FUG Nacional