Câmara Municipal de Santarém e FUG assinam termo de cooperação

23/11/2021

A Câmara Municipal de Santarém realizou, na sexta-feira (19), no Plenário de Ex-presidentes Vereador Antônio dos Santos Pereira, a assinatura do Termo de Cooperação com a Fundação Ulysses Guimarães. Por meio da FUG serão realizados cursos com a Escola do Legislativo Professor Raimundo Navarro dos Santos. No mesmo dia, colaboradores da Casa Legislativa participaram de mais uma formação.

O termo de cooperação tem como objetivo promover intercâmbio e cooperação técnico-científica para o desenvolvimento institucional e recursos humanos. O prefeito em exercício de Santarém e presidente licenciado da Câmara, Ronan Liberal Jr, participou da solenidade e, em pronunciamento, enfatizou a parceria com a Fundação Ulysses Guimarães que, desde 2015, contribui para a formação de servidores públicos. O primeiro curso ministrado em Santarém foi de “Dicção e oratória, comunicação de alto impacto”, oferecendo conhecimento, material didático, certificação e credibilidade.

“A parceria evoluiu e agora foi assinado o termo de intenções. Estamos preparando nosso servidor para hoje estar aqui e amanhã estar em outro local com melhor preparação e um currículo ainda mais avançado”, enfatizou. Na ocasião, Ronan Liberal Jr anunciou para 2022 o curso de graduação em Gestão Pública e a pós-graduação em Gestão Legislativa. A FUG é a quarta instituição a formar esta parceria com a Escola do Legislativo Santareno, instalada em agosto passado. Já assinaram termo de cooperação a Escola Superior de Advocacia, a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado e a Escola da Assembleia Legislativa do Pará.

Guto Scherer, gerente de Gestão Nacional da FUG, representou a instituição que tem como função levar educação de qualidade e qualificação a servidores públicos e políticos. “A Câmara Municipal de Santarém é a primeira Casa Legislativa com quem a FUG assina um termo de cooperação, colocando vocês no mapa do Brasil como uma instituição que se preocupa em capacitar servidores”, comemorou.

Para a diretora da Câmara de Santarém, Alene Cunha, a parceria representa fortalecimento na qualificação de servidores da Casa Legislativa. “A Fundação Ulysses Guimarães tem muitos cursos a oferecer, e, assim ampliar as possibilidades de formação do nosso servidor, isso garante que a população terá um serviço de qualidade”, frisou.

Após a assinatura do termo, foi realizada mais uma formação da escola do Legislativo. Com o tema: “Servidor – Um agente do serviço público” os servidores da casa tiveram acesso a uma tarde de conhecimentos. Foram incentivados conceitos de cidadania, serviço público, e comprometimento com a população que é o principal cliente da Câmara Municipal. Servidores de todos os setores acompanharam as palestras.

A gerente de Educação e Pesquisa da FUG, Elisiane da Silva, ministrou a palestra. Ela enfatizou que a instituição visa capacitar o corpo de servidores e manter relação com o bom serviço prestado à comunidade. Isso acontece pelo fato de que a educação muda sim a vida das pessoas. “A política deve ser feita por pessoas que sabem o que estão fazendo”, disse . Ela lembrou aos colaboradores que a cidadania no Brasil é um processo em construção, portanto, precisamos no dia-a-dia ter essa determinação.

“É com muita alegria que estou aqui, com gestores da Fundação Ulysses Guimarães, para mais uma etapa de formação”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Ednairo Barbalho que também foi mediador em outras formações da FUG.

Ednairo concluiu a tarde de formação incentivando os colaboradores da Câmara a aproveitar todas as oportunidades de aprender, já que “estamos aqui para servir a população e para isso precisamos de capacitação, formação e treinamento”, ressaltou.

Acesse as fotos aqui.

Com informações da Câmara de Santarém