ARTIGO: 55 anos de história, nossa gente, nossa luta

25/03/2021

* ALCEU MOREIRA

Em 24 de março de 1966 nascia o Movimento Democrático Brasileiro. Nestes 55 anos de estrada, o nosso País enfrentou incontáveis crises e, estivemos juntos, defendendo bandeiras que hoje são a essência do MDB, como a Anistia, as Diretas-Já, o Fim da Tortura, a Liberdade de Imprensa e convocação da Assembleia Nacional Constituinte. Bandeiras que comungam a favor das liberdades individuais. Por essa razão, a trajetória do partido se confunde com a própria história do Brasil. A democracia é a cara do MDB e essa continua sendo a nossa maior causa.

Depois da redemocratização, a legenda seguiu o seu trabalho de aglutinar forças para a aprovação de reformas que foram fundamentais para o amadurecimento político e social do país, como a própria Constituição Cidadã, a consolidação do sistema eleitoral e a aprovação do Plano Real. São 55 anos de lutas, de diálogo e da busca de soluções para a vida das pessoas.

No Rio Grande do Sul não foi diferente. Trilhamos o caminho de uma sociedade mais justa. Governamos quatro vezes o Estado. Foram gestões desbravadoras que investiram em infraestrutura, na duplicação da malha rodoviária, na atração de investimentos e na implantação de programas sociais que se tornaram referência, como o Primeira Infância Melhor (PIM) – garantindo saúde preventiva às crianças –, e o Troca-Troca de Sementes, que oferece até hoje apoio aos pequenos agricultores e estimula o agronegócio, uma das maiores fontes econômicas do RS.

Também o Fundopem – ferramenta de atração de investimentos por meio de parceria com a iniciativa privada –, a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, fazendo com que o Governo não gaste mais do que arrecada; a consolidação de empreendimentos como o Polo Petroquímico e o Porto de Rio Grande e a entrega de obras como a Estrada do Mar e a Rota do Sol.

Hoje, 55 anos após a sua fundação, o MDB se vê à frente de novos desafios: ajudar a superar a pandemia de COVID-19 e contribuir para a retomada econômica. Esse é o nosso compromisso. Através dos nossos 134 prefeitos, 125 vice-prefeitos, 1.168 vereadores, quatro deputados federais, oito deputados estaduais e 260 mil filiados, formamos uma corrente pela vida. Nesta data, momento de intensa consternação, renovamos o nosso pacto para a construção de um futuro melhor com esperança e saúde para todos.

Por nossa gente, essa é a nossa luta.

* Deputado Federal (RS), Presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães e Presidente do MDB-RS

Artigo publicado em 25/03/2021, jornal Correio do Povo, Opinião