Notícias

Geral

Alceu Moreira é o novo presidente da Fundação Ulysses

22/03/2021

A nova diretoria da Fundação Ulysses Guimarães foi empossada na tarde desta segunda-feira (22), em reunião virtual, com a presença dos membros dos Conselhos Curador e Fiscal e presidentes das Filiais. A FUG passa a ser presidida pelo deputado federal Alceu Moreira (RS) para o biênio 2021-2023. Ao lado dele foram empossados a senadora Simone Tebet (MS), como vice-presidente de Formação Política, e o ex-ministro Eliseu Padilha (RS), vice-presidente de Relações Institucionais.

O presidente Alceu Moreira agradeceu a confiança de todos e afirmou que “o MDB, em conjunto com a FUG, tem condição de fazer uma reformulação política, respeitando todos os espaços de poder”. Ele frisou que o debate político é absolutamente temporário, pois “a população tem sede e vontade de política, e nós precisamos definir o nosso papel de Centro neste cenário. Cabe a nós viabilizar os melhores caminhos”.

A vice-presidente de Formação Política, Simone Tebet, disse que “o Brasil nunca precisou tanto do MDB. Precisamos nos voltar para a sociedade, entender o momento”

O ex-ministro Eliseu Padilha, vice-presidente de Relações Institucionais, afirmou que “o que falta hoje no Brasil é política, e a FUG e o MDB estão prontos para entregar uma proposta capaz de tirar o país desse momento”.

Propostas – Durante a reunião, Alceu Moreira anunciou a criação de um grupo de trabalho que irá realizar um memorial das conquistas do Governo Michel Temer e do MDB. “Precisamos oportunizar que todos os setores da sociedade conheçam a nossa capacidade de gestão”, comemorou. O grupo será coordenado pelos ex-ministros do Governo Temer, Eliseu Padilha e Carlos Marum.

Além disso, Alceu propôs encontros que acontecerão nos próximos dias: o primeiro com o Conselho Curador da FUG. “Precisamos de toda a expertise política dos nossos conselheiros, que são quadros importantes da política, para formulação e definições de ideias a serem apresentadas a sociedade”. O segundo encontro será com as bancadas do Senado e da Câmara Federal, que irão “nortear o que quer o MDB, qual a nossa função?”. O terceiro momento será com os presidentes das Filiais, que são os atores estaduais “que terão a missão de conversar com os deputados estaduais, prefeitos e vereadores, e consequentemente com a base partidária e a sociedade”.

Também será formulado um Planejamento Estratégico para os próximos 15 anos da FUG, “ouvindo especialistas, professores, políticos, setores da sociedade, enfim todos que puderem contribuir para construção desse programa da FUG/MDB. O diálogo com todos será importante para definir o que é ser centro”.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, presente na reunião, destacou o importante papel da FUG na construção de quadros políticos do partido.

Conheça a composição da Diretoria Administrativa:

Diretor Presidente: ALCEU MOREIRA
Diretor Vice-Presidente de Formação Política: SIMONE TEBET
Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais: ELISEU PADILHA
Diretor Secretário: LELO COIMBRA
Diretor Tesoureiro: HILDO ROCHA
Diretores:
ELCIONE BARBALHO
DÁRIO BERGER
HUGO WANDERLEY CAJU
Diretores Suplentes:
SIMONE MARQUETTO
MOSES RODRIGUES
DULCE MIRANDA

Perfil: Alceu Moreira é deputado federal em terceiro mandato. Atualmente preside o MDB/RS. Antes, foi deputado estadual reeleito, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, secretário de Estado da Habitação, prefeito reeleito, vice-prefeito e vereador em Osório/RS.

Thatiana Souza (Assessoria de Comunicação FUG nacional)