Paraíba: sem educação não há desenvolvimento

09/07/2008 - 03:00
A educação é a única saída para tirar a Paraíba e o Brasil do subdesenvolvimento. O entendimento do senador José Maranhão é compartilhado por outras lideranças do PMDB da Paraíba, que se reuniram, ontem, em João Pessoa, durante o lançamento do Programa de Educação à Distância, que faz parte do Programa de Ensino à Distância (EAD) da Fundação Ulysses Guimarães. O evento ocorreu no Hotel Tambaú e foi coordenado pelo próprio senador José Maranhão, presidente estadual do PMDB.
De acordo com o presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba, Sales Gaudêncio, o PMDB entende que, sem educação, não existe desenvolvimento e promoção social. Por isso, segundo Sales, a educação é uma propostas prioritárias, defendidas pelo PMDB na Paraíba e no Brasil. Dezenas de lideranças do PMDB participaram do seminário e do curso de formação política, realizado no mesmo local.
A abertura do evento foi presidida por Maranhão e contou com a participação da representante nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Graziela Camargo, e do enviado do EAD, Ivo Barcellos. Conforme o senador, o PMDB nacional proporcionou à Paraíba um curso de educação à distância voltado para as ciências políticas e para a formação de lideranças. “É a participação direta nesses embates que fazem o PMDB ser o maior partido da Paraíba e do Brasil”, afirmou Maranhão, que se identifica como integrante do PMDB de guerra de Ulysses Guimarães.
Sales faz palestra sobre ensino distância Sales Gaudêncio proferiu palestra sobre o tema “Ensino a Distância: Razões e Oportunidades”. O tema “Efeitos da Formação Política” foi abordado pelo coordenador estadual da EAD, Carlos Gláucio Sabino. Ivo Barcellos e Graziela Camargo falaram, no curso básico de formação política, sobre a origem, trajetória, atualidade e futuro das instituições políticas brasileiras.
Também abordaram o tema ‘Projeto de Poder e de Governo Municipal, Estadual e Federal”. Para o período da tarde, estava prevista uma palestra sobre o tema “O PMDB e a trajetória das políticas sociais brasileiras”, pelo professor Jaldes Reis Menezes, do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também para o período da tarde de ontem, estava prevista uma exposição da professora Vera Lúcia Alencar de Lira, coordenadora do EAD na Paraíba, sobre “Metodologia do Ensino à Distância, a importância da mediação e o papel do mediador”.
Participaram do evento lideranças como os deputados estaduais Raniery Paulino, Márcio Roberto e Iraê Lucena, o ex-deputado Valdir Bezerra, o prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, os ex-prefeitos de Bananeiras e Picuí, Augusto Bezerra e João Batista Balduíno, o deputado federal Wilson Santiago, e candidatos a vereador em João Pessoa, como Marcos Sodré, Abraão Cavalcante, Aurilécio Cunha, Jonas Batista, Hebert Levy (Dr. Levy), entre outros.