Voltar

Fundação Ulysses Guimarães marca presença em eventos importantes pelo Brasil

28/04/2017 - 18:32

Nessa semana, a Fundação Ulysses Guimarães participou do congresso XV Marcha de Vereadores, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) em Brasília. Durante o encontro, membros da FUG aproveitaram para explicar um pouco sobre o trabalho da instituição, detalhando suas pesquisas e o programa de  formação política realizado pelo Brasil. A importância de aprimorar o conhecimento sobre a estrutura política e administrativa também foi destacada durante as palestras.

A gerente nacional do Programa de Formação Política da FUG, Elisiane da Silva (RS), falou sobre orçamento público aos presentes. O objetivo foi “simplificar a linguagem, facilitando para que o vereador inclua dentro do orçamento público os seus compromissos com o município e como ele deve agir para fiscalizar a execução do orçamento”, afirmou.

O secretário de gestão da FUG, Chico Donato, também participou do evento e aproveitou para reforçar a importância do estudo e conhecimento para gestores públicos. Donato, que já foi prefeito, debateu temas como sistema de arrecadação, processo eleitoral, leis, despesas, licitações e distribuição dos tributos. “Geralmente o político alcança o cargo somente pelo seu relacionamento com a sociedade, mas poucos são preparados para exercer a função, porque isso não é exigido na hora de buscar o voto”, comentou.

Chico Donato afirmou que nas campanhas eleitorais, “é preciso trocar o uso do dinheiro pelo discurso do conhecimento, oferecendo uma nova postura na defesa do Município, do Estado e da União, além de soluções para as necessidades permanentes da sociedade”. Segundo ele, “essa é a bandeira da Fundação”.

A FUG realiza, desde 2007, cursos de formação política em todo o País com o objetivo de aproximar esses temas da população e figuras políticas. Com um estande montado no evento, membros da FUG explicavam ao público sobre o trabalho realizado.

Frente Nacional de Prefeitos 

A Fundação Ulysses Guimarães também marcou presença no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que reuniu chefes do Executivo de capitais e cidades com mais de 50 mil habitantes. O evento aconteceu entre os dias 24 e 28 de abril, no Estádio Mané Garrincha, na capital federal. Também estiveram presentes ministros, parlamentares, secretários municipais e estaduais, pesquisadores, estudantes e integrantes de delegações estrangeiras.

O encontro promoveu discussões que visam melhorar a administração dos municípios brasileiros, tendo em vista os efeitos da crise econômica que está sendo deixada para trás.

A FUG aproveitou para expor publicações, obras e produtos de divulgação do seu trabalho de pesquisa e de formação política.

Chico Donato e Elisiane da Silva, palestrantes na Marcha dos Vereadores Nóis no estande da FUG, na marcha dos vereadores do Brasil WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.01 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.07 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.12 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.18 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.22 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.27 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.34 WhatsApp Image 2017-04-27 at 18.58.44

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



Deixe um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*