FUG sedia segunda palestra sobre Compliance

18/10/2017 - 17:29

Segunda palestra sobre compliance aconteceu na tarde de ontem (17), no auditório da Fundação Ulysses Guimarães. Membros dos núcleos da Juventude e PMDB Mulher participaram do evento, conduzido pela consultora Célia Lima Negrão. O secretário de Gestão da FUG, Chico Donato, e o membro do Conselho Curador, Gilberto Júnior de Loyola também estiveram presentes no debate.

A consultora explicou a importância de se aplicar o compliance em uma organização como a FUG, em que os recursos provêm de fundo público. Já muito utilizada no meio privado, a ferramenta assegura que as empresas e instituições atuem em conformidade com as regras e leis, sejam elas internas ou externas. O objetivo é preservar os valores éticos, por meio de um programa pautado na transparência e assim garantir a credibilidade da organização, frente à sociedade.

As ações do programa consistem em treinamento da equipe, mapeamentos internos e externos, controle dos processos, relatórios que busquem melhorias nos controles internos, e outras práticas ajustadas às características próprias da empresa/organização. Célia também destacou que é necessário o comprometimento de todos os funcionários, para que os resultados sejam alcançados.

O secretário de Gestão explicou que a FUG está avaliando a melhor proposta para adotar a ferramenta. Outros debates serão realizados para que todos os membros da Fundação conheçam o programa.