Voltar

FUG realiza Encontro Nacional Programa 2020 em Brasília

01/11/2019 - 17:53

        A Fundação Ulysses Guimarães reuniu nos dias 30 e 31 de outubro, em Brasília, os secretários estaduais do MDB e os presidentes das filiais da FUG. O Encontro Nacional – Programa 2020 foi coordenado pelo presidente e vice-presidente da FUG, Moreira Franco e Eliseu Padilha, respectivamente. Estiveram presentes: o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, o presidente do Conselho Curador da FUG, deputado Moreira Franco e o secretário-geral do MDB, deputado Newton Cardoso Júnior.

No seu discurso de abertura, o presidente Moreira Franco afirmou que “temos um desafio e um compromisso, tratar com transparência os problemas internos e encontrar politicamente os caminhos que possam preservar nossa identidade”.

Ele ressaltou que “não devemos temer, devemos nos organizar pra oferecer a população brasileira uma ferramenta que traduza seus anseios.

Nas próximas eleições fará diferença a capacidade do uso da tecnologia, precisamos inserir nosso partido no mundo digital”.

Encontro Nacional Programa 2020 (Foto: Wendel Lopes/FUG)

O vice-presidente da FUG, Eliseu Padilha, disse que “independe do que fizemos até agora, chegou a hora de trabalhar juntos uma proposta única pra manter no ano que vem a condição hegemônica que temos de maior número de prefeitos e vereadores”. E, destacou que “queremos que o partido volte a ser o grande estuário das vozes das necessidades dos brasileiros”.

Eleito recentemente para presidir o Conselho Curador da FUG, o deputado Alceu Moreira enfatizou que a missão é construir consensos. E, chamou a atenção para o fato de que a FUG precisa definir o conceito de centro.

“O rio extravasa pelas margens, mas sempre volta para o meio, e esse meio é o MDB, um partido que aglutina visões diferentes e dialoga com todos os campos ideológicos. Esse papel é importante para o futuro do Brasil”, observou Alceu.

Para o secretário-geral, Newton Cardoso Jr., “o momento é de enfrentar uma cruzada” que irão definir caminhos para o partido.

“E para que lado nós vamos? Que mensagem vamos carregar? Qual a vontade da população que nós vamos espelhar, refletir nas nossas atitudes? Por isso, eu quero parabenizar a iniciativa do MDB do Rio Grande do Sul que tem sempre a capacidade de trazer boas discussões, e o Programa 2020 foi uma dessas iniciativas. E repito, com a redescoberta das nossas bandeiras, da nossa pauta, do caminho que queremos seguir a partir de agora, é fazer com que essas bandeiras de fato cheguem no ouvido e aos olhos daqueles que queremos representar, que é a sociedade”.

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, destacou que “o encontro é uma reunião de trabalho para conhecer a realidade do partido em cada um dos estados”.

“Gostaria de falar da minha alegria de estar aqui neste primeiro evento na nossa condução do partido, em parceria com a FUG, que na verdade é o ponta pé inicial para o trabalho que nós temos que desenvolver para os desafios de 2020. Não são desafios pequenos. A população espera do MDB ação, para que a gente consiga melhorar a vida, principalmente das pessoas mais simples”.

Baleia afirmou que “precisamos ter uma comunicação veloz como é a realidade hoje. Precisamos de comunicação direta pra mostrar a que o MDB veio e como faremos pra mudar a vida das pessoas. Precisamos ter bandeiras partidárias claras. Temos que trabalhar para reverter os quadros que perdemos”.

Ao finalizar, o presidente disse que “os presidentes estaduais da FUG serão nossos parceiros para o crescimento do partido, assim como os presidentes dos diretórios e presidentes dos núcleos”.

Também participaram da reunião na tarde desta quarta-feira, o secretário-executivo da FUG, João Henrique Sousa, o secretário de Gestão da FUG, Francisco Donato, e o 1º secretário do MDB, deputado estadual Gabriel Souza.

Após a abertura, os 27 estados fizeram um diagnóstico um a um sobre a preparação do partido para as eleições 2020.

Redes Sociais – Nesta quinta-feira (31), o Encontro Nacional contou com a palestra do Profº Dr. Maurício Moura, do IDEIA Big Data. Ele falou sobre a importância das mídias sociais, em especial o Whatsapp, nas eleições 2020 e 2022, e destacou o papel das redes de apoiadores. “As próximas eleições passarão 100% pela tela do celular. Então, antes das campanhas, é fundamental desenvolver um vínculo com pessoas que irão te apoiar, pois são eles que irão disseminar a verdade na hora dos fake news”, disse.

Ele também fez um alerta sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. “Tomem muito cuidado com o tratamento das informações. Vocês precisam ter advogados que conheçam a lei”.

Após a apresentação sobre redes sociais, os presentes contaram ainda com uma palestra sobre “Novas Regras na Lei Eleitoral”.

O secretário de gestão da FUG, Francisco Donato, ao encerrar o Encontro, afirmou que “precisamos estar focados e atentos para as eleições 2020. Nestes dois dias fizemos um diagnóstico preliminar de como estamos nos estados. Precisamos nos aprofundar e qualificar os nossos quadros partidários aos anseios da sociedade”.

Acesse aqui o álbum com as fotos.

Thatiana Souza (ASCOM – FUG Nacional)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



Deixe um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*