Dia mundial do Meio ambiente é pauta na FUG

04/06/2021 - 20:40

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 05 de junho. Data em que o mundo volta a sua atenção para sensibilizar e impulsionar ações que combatam os problemas ambientais urgentes. A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) atenta aos problemas ambientais ouviu o núcleo Socioambiental do MDB e os parlamentares que compõem a Comissão de Meio Ambiente.

O presidente do núcleo ambiental, Breno Carone, afirmou que “estamos contribuindo muito, país afora, com os nossos vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados. Na Câmara Federal tivemos uma forte atuação na aprovação do novo marco regulatório do saneamento. O MDB Socioambiental está presente nas pautas e nas discussões, tanto que conseguimos eleger diversos vereadores e prefeitos, que são ligados a pauta socioambiental. A questão da mudança climática é um tema mundial que requer atenção”.

Sobre o desmatamento, Breno alertou que “é um problema não só do governo federal, mas dos estaduais. Precisamos trabalhar na questão da fiscalização, dos projetos para a recuperação do meio ambiente. E nessa batalha é importante a participação do Congresso Nacional para a preservação não só da Amazônia, mas de outros biomas naturais que também estão sendo devastados”.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, Confúcio Moura (RO), disse que a data é extremamente importante. “O que o Congresso Nacional e a sociedade podem fazer para contribuir para que o meio ambiente seja saudável, é justamente lutar contra a agressão de leis que venham prejudicar principalmente a questão do desmatamento da Amazônia, do Cerrado, do Pantanal, enfim, de todos os biomas brasileiros importantíssimos para o mundo inteiro. Precisamos formar cidadãos mais compromissados com o meio ambiente saudável”.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PB), membro da CMA, assegurou que o Congresso Nacional está tendo uma postura de responsabilidade e de equilíbrio para discutir o tema. “O Brasil não pode tornar-se aos olhos do mundo, um país que não tenha preocupações práticas e efetivas contra a devastação do meio ambiente. A CMA mesmo com as limitações por força dessa realidade pandêmica, está trabalhando e discutindo projetos e propostas importantes de políticas de respeito ao meio ambiente, cobrando iniciativas do governo federal.”

O senador Marcio Bittar (AC), também membro da CMA, observou que a sociedade, o Congresso, a FUG, e toda a sociedade, devem voltar os olhos para um conjunto de ações que promovam o Saneamento Básico, um direito garantido por lei na Constituição, que previne doenças , melhora a qualidade de vida, a produtividade, a atividade econômica e que vai além da garantia de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem. “O saneamento básico não é só água tratada, coleta e tratamento dos esgotos , é também redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação, diminuição das internações por doenças de veiculações hídricas no Acre e no país. Existem estudos relevantes que apontam que em vinte anos (2016 a 2036), o valor gasto, seja pelos afastamentos do trabalho, seja pelas despesas com internação no SUS, deva alcançar R$ 5,9 bilhões”, alertou.

A secretária nacional do MDB Socioambiental, Vânia Cristina, que também é mestre em Direito Ambiental, disse que “infelizmente esse dia 5 não há muito a ser comemorado, porque houve aumento da degradação ambiental”. Ela lembrou que a questão do desmatamento na Amazônia tem preocupado.

Parcerias – O núcleo socioambiental e a FUG tem realizado, em parceria, encontros virtuais para discutir projetos e propostas de conscientização para preservação do meio ambiente. “Os projetos são voltados para conscientização ambiental. O MDB é protagonista nessa pauta do meio ambiente entre os partidos. Enviamos para a FUG um projeto de curso onde possamos discutir sobre a importância do licenciamento ambiental, do saneamento, dos recursos hídricos. São pautas que são corriqueiras em todos os municípios da federação”, apontou Breno Carone.

Thatiana Souza

Assessoria de Comunicação Social FUG