Voltar

Confiança e busca por apoios políticos são essências para a ampliação da candidatura de mulheres, diz Celise Laviola

14/08/2019 - 19:23

     O estímulo à candidatura de mulheres nos pleitos estaduais e municipais foi o tema abordado pela Deputada Estadual Celise Laviola (MG) no Encontro Mulher, Política e Cidadania, promovido pelo MDB Mulher e Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília. A palestra encerrou o primeiro dia de debates do encontro que continua nesta quinta-feira (15).

Para a deputada, as mulheres que têm intenção de se envolver na militância política e na candidatura feminina. “Em primeiro lugar, é importante dizer que precisamos ter confiança em nós, no nosso potencial. E, sobretudo, saber onde buscar o apoio necessário. A mulher tem que mostrar a sua capacidade política. Todas nós temos condições de sermos vitoriosas. Mas, para isso, é fundamental escolher os apoios certos”, explicou.

Laviola destacou que sua trajetória política está intimamente ligada à história política de homens emedebistas. “Sou municipalista, tenho uma base política que começou com meu pai. Na minha família temos um histórico de 13 mandatos consecutivos. Mas ainda assim, quando me candidatei enfrentei dificuldades, mesmo com o apoio do MDB de Minas Gerais que inscreveu todas que quiseram se candidatar”, esclareceu.

A deputada lembrou que as mulheres vivenciaram problemas sérios, como a ausência de recursos financeiros para a campanha. “Temos que mudar essa mentalidade de que o homem deve ser sempre empoderado e as mulheres não. Não vamos nos deixar vencer. Precisamos de mulheres atuando. As mulheres têm uma responsabilidade de seu próprio empoderamento”, defendeu.

Na opinião da deputada Laviola, a forma como as mulheres são tratadas em um meio “tão masculino”, revela a necessidade de vencer muitas barreiras ainda. “Precisamos confiar no nosso poder de decisão. Temos condições, qualidades e características femininas que podem nos colocar nas lideranças políticas. É característica do nosso partido vencer os obstáculos. Não vamos nos deixar vencer. Temos nome, história e condição de fazer”, disse.

   Transformação – A ex-deputada Dirce Heiderscheidt apresentou às emedebistas presentes o Projeto Transformação, Transforma em Ação. “Em Santa Catarina chamamos as nossas vereadoras para um encontro onde elas foram a peça principal. Fizemos uma dinâmica bastante interessante para que vocês, se julgarem interessante, possam aplicar em seus estados.

Após a apresentação, a Fundação Ulysses Guimarães iniciou cerimônia de lançamento dos livros dos cursos “A Arte de falar em público no século XXI – Dicção e Oratória” e “Mulheres em movimento”.

ASCOM FUG Nacional e MDB Mulher

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



Deixe um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*