Sobre o Curso

O Curso FUGlab – Laboratório Digital é organizado pelos profissionais do Ideia Big Data, sob a coordenação de Maurício Moura e Cila Schulman, e apresenta os desafios da comunicação digital na política em um curso profundo, com farta bibliografia, oferecido na modalidade semipresencial. As aulas compartilham as melhores práticas sobre cada rede social. Candidatos (as) e assessoria poderão conhecer e compreender a dinâmica de cada rede, e a forma de organização de uma campanha tendo por critérios sua base de dados.

O aluno terá acesso aos seguintes conteúdos:

– Criando Contas Digitais: como criar uma conta nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, Google) e entender a dinâmica e regras de cada uma delas, principalmente em uma campanha eleitoral;

– Conteúdo na Prática: contempla as estratégias para produção do conteúdo a ser postado nas redes sociais, a definição do público-alvo (“personas”) e a aplicação de boas práticas. Ainda são apresentadas as melhores aplicações sobre Call to action, ferramenta do marketing.

– Facebook e Instagram ADS:  Orienta como as redes sociais permitem a propaganda de conteúdo político em período eleitoral e pré-eleitoral, seguindo todas as regras das plataformas e aplicativos. Assim, o(a) candidato(a) pode criar campanhas e impulsionar conteúdos  de maneira própria e independente, compreendendo os tipos de anúncios e como segmentar para o seu público, determinando fatores como idade, sexo e localização. Inclui ainda o monitoramento e métricas das campanhas nas redes sociais, ferramentas do marketing e como mensurar o desempenho das publicações.

– Métricas: Engloba o engajamento orgânico e a mobilização da base para aplicativos de mensagens de texto. O(a) aluno(a) aprenderá como utilizar estes aplicativos, em especial uma conta business, a organização e segmentação dos grupos e a ativação da rede orgânica – sempre respeitando as normas estabelecidas por cada aplicativo.

– GoogleADS: Versa sobre o funcionamento do principal serviço de publicidade da Google, já que as campanhas eventualmente podem interagir com os internautas quando houver uma busca sobre as informações do(a) candidato(a).

– Mensageiros: WhatsApp & Telegram: Será disponibilizado conteúdo sobre como utilizar corretamente e ativar a sua base de forma orgânica durante uma campanha política, e como definir o papel dos mensageiros  WhatsApp e Telegram nas eleições.

– LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): Aborda a organização de uma base de dados, auxiliando na sua criação e, posteriormente, no cruzamento dos dados e das agendas para atualização periódica. O objetivo é auxiliar na criação de um banco de dados que respeite as melhores práticas e a legislação vigente sobre privacidade e proteção de dados.

– Fake News: Serão apresentadas estratégias sobre como checar as informações e conferir sua veracidade e confiabilidade, diferenciando fatos, opiniões e fake news. Inclui ainda formas de defesa sobre notícias falsas que atentem contra a reputação do candidato (a). Com o advento e a popularização das redes sociais, esse tipo de publicação se popularizou.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – Contas digitais
Aplicativos mais baixados
Pesquisa
Twitter
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
O que fazer
O que não fazer

MÓDULO 2 – Conteúdo na prática
Pesquisa
Tipos de Conteúdo
Twitter
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Regras de Conduta
Como Publicar
O que fazer
Exemplos
O que não fazer
Redação Digital
Manual de Redação
Cronograma de Conteúdo
FAQ

MÓDULO 3 – Facebook e Instagram ADS
O que é remuneração?
Estrutura dos anúncios
Tipos de Campanha
Conjuntos de Anúncios
Anúncios de Facebook
Anúncios de Instagram
Anúncios
Cobrança
O que fazer
O que não fazer

MÓDULO 4 – Métricas
Sites
Google Analytics
Redes Sociais
Twitter
Facebook
Instagram
Ferramentas
Monitoramento
O que fazer
O que não fazer

MÓDULO 5 – Google Ads
Sobre o Google Ads
Segmentação
Tipos de redes
Como anunciar
Youtube
O que fazer
O que não fazer

MÓDULO 6 – Whatsapp e Telegram
Para que servem?
Em Números
Utilidades
Requisitos
WhatsApp: características
WhatsApp: como criar conta
WhatsApp: configuração de perfil
WhatsApp: funcionalidades
Telegram: características
Telegram: como criar conta
Telegram: configuração de perfil
Telegram: funcionalidades
WhatsApp Business
WhatsApp Business: Requisitos
WhatsApp Business: como criar conta

MÓDULO 7 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Organização da Base
Pesquisa
LGPD
GDPR
LGPD na prática
Organização de base
O que fazer
O que não fazer

MÓDULO 8 – Fake News
O que são fake news?
Como funcionam as fake news?
Pesquisa
O que é fact-checking?
Dicas para identificar fake news
Pesquisa
Facebook e Fake News
WhatsApp e Fake News
Tipos de Fake News
Cases
Como combater Fake News
Deep Fake
O que fazer
O que não fazer

Próximas Turmas