Alceu Moreira nasceu em 4 de junho de 1954, em Terra de Areia, antigo distrito de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Filho de pequenos agricultores e de origem humilde, desde cedo aprendeu a importância do trabalho. Foi auxiliar de padeiro e mais tarde representante comercial, vendendo produtos agropecuários de porteira em porteira, pelo interior do estado. Por ter começado a batalha muito cedo e percorrido os quatro cantos do Rio Grande nessas andanças, conheceu de perto as injustiças da vida no campo e na cidade.

Ingressou no MDB ainda jovem para lutar contra as desigualdades e pela democracia. A partir daí, construiu uma história de conquistas nos níveis municipal, estadual e federal: vereador (1983/88), vice-prefeito (1993/96) e prefeito reeleito de Osório (1997/2002); presidente da FAMURS (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); secretário de Estado da Habitação (2003/06); e deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/23). Ainda presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária no Congresso (2019/20) e atualmente está à frente da seção gaúcha do MDB (desde 2017) e da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (eleito em março de 2021).