A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

Conheça melhor a Fundação Ulysses Guimarães

O que é uma fundação?

Simplificadamente, uma fundação é uma entidade de interesse social, sem fins lucrativos, que se estrutura mediante a destinação de um patrimônio para a realização dessa finalidade social. Com o advento do Código Civil Brasileiro, houve a consolidação das fundações como forma utilizada por pessoas ou instituições que, de maneira altruísta, separam parte de seus patrimônios para finalidade social de modo a ajudar seus semelhantes.

Qual o papel social da Fundação Ulysses?

Sua vocação é a de entidade formadora de conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático.

Qual o foco de atuação da Fundação Ulysses Guimarães?

A Fundação tem primado Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios brasileiros.

De que forma a Fundação desenvolve sua principal função, a de formar politicamente o cidadão?

Para ir ao encontro de seu principal objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães concebeu e implantou o Programa de Formação Política. Trata-se de um programa que leva à grande maioria dos municípios brasileiros – a meta é alcançar todos – cursos de formação para a cidadania que discutem diferentes temáticas. Os materiais são elaborados por parcerias acadêmicas especializadas e os cursos são ministrados por mediadores cujos valores e princípios coincidem com esta causa a ponto de a ela se vincularem.

Como a Fundação Ulysses se estrutura?

A Fundação Ulysses estrutura-se da seguinte forma: uma sede nacional, em Brasília, onde são planejadas as grandes ações e onde são coordenadas as atividades administrativas, e uma representação em cada estado da federação.

Todas as representações agem de forma independente, mas seguem as diretrizes definidas pelo grande grupo. As ações são articuladas por meio da presidência nacional e das presidências estaduais.

Qual o papel da sede nacional?

A Fundação Nacional em Brasília – DF mantém-se sempre em estreita interação com as filiais a fim de articular a execução dos objetivos que compõem seu plano de metas. Sua rotina se caracteriza pelo contato contínuo com todas as filiais de forma a municiá-las dos recursos financeiros necessários, de administrar com elas os problemas do dia a dia e a controlar o orçamento nacional.

Além dos recursos materiais, a sede nacional, por meio de seu corpo técnico e de parcerias com a área acadêmica, coordena o planejamento e a execução de projetos político-educativos voltados ao desenvolvimento da cidadania.

A Fundação Ulysses está vinculada a algum partido político?

A Fundação compartilha suas crenças com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

Qual a composição/órgãos da Fundação?

Entre esses nomes encontram-se personalidades de notório saber e notável liderança nos campos das artes, da economia, das ciências jurídicas, sociais e política, da administração pública, do sindicalismo e principalmente políticos. Nomes que muito poderão contribuir para a consolidação de nossa emergente democracia.

Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães 2019/2021

Órgão máximo de deliberação da FUG, constituído de 15 (quinze) integrantes e 1/3 de suplentes. Compete ao Conselho, entre outras atribuições: traçar metas e diretrizes da Fundação, exercer a fiscalização do patrimônio e dos recursos; eleger o Presidente e seu vice-Presidente; eleger o Diretor-Presidente, os Diretores Vice-Presidentes e demais integrantes da Diretoria Administrativa; eleger os membros do Conselho Fiscal; aprovar o Plano Anual de trabalho da Fundação, o orçamento, o relatório de atividades e a prestação de contas; elaborar o regimento interno.

Composição do Conselho Curador:

Presidente: Wellington Moreira Franco

Gabriel Vieira de Souza

Lucas Salles

Diretoria Administrativa da Fundação Ulysses Guimarães 2021/2023

Os integrantes da Diretoria são eleitos pelo Conselho Curador para exercerem mandato de dois anos, permitida a recondução. Compete a Diretoria, entre outras atribuições: elaborar a programação geral anual das atividades da FUG; executar o plano de trabalho e o Orçamento anual.

Composição da Diretoria Administrativa:

Diretor Presidente: ALCEU MOREIRA

Diretor Vice-Presidente de Formação Política: SIMONE TEBET

Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais: ELISEU PADILHA

Diretora-Secretária: LELO COIMBRA

Diretor-Tesoureiro: HILDO ROCHA

Diretores:

ELCIONE BARBALHO
DÁRIO BERGER
HUGO WANDERLEY CAJU

Diretores Suplentes

SIMONE MARQUETTO
MOSES RODRIGUES
DULCE MIRANDA

Secretário Executivo: João Henrique de Almeida Souza

Secretário Executivo Adjunto: Francisco Carlos Donato Junior

Conselho Fiscal da Fundação Ulysses Guimarães 2020/2022

É constituído de três (3) membros titulares e três (3) membros suplentes. É um órgão de deliberação, com a finalidade de analisar e fiscalizar a gestão financeira, econômica, contábil e patrimonial da Fundação.

Composição do Conselho Fiscal:

Presidente: Henrique Pires

Vice-Presidente: João Alberto Machado Cardoso

Diretor Vogal: Colbert Martins

Suplentes:

1º Suplente: Rafael Xavier

2º Suplente: Carlos Ricardo Santa Rita

3º Suplente: Walter Pereira da Silva

Missão e objetivos da Fundação Ulysses Guimarães

Missão

Promover, por meio da atividade política, a transformação social, intermediando a busca da felicidade almejada pelo cidadão.

Objetivos

Despertar na sociedade a crença na política. Oportunizar a cada cidadão atuar como agente político, com ou sem mandato. Elevar o nível político de cada comunidade do território nacional. Formar e capacitar os cidadãos. Ativar o surgimento de novos líderes.

Principais ações

• Concepção, implantação e aperfeiçoamento do Programa de Formação Política do cidadão.
  • Estabelecimento de parcerias com instituições de educação renomadas.
  • Elaboração de conteúdos sobre política, economia e cidadania.
  • Publicação de estudos voltados ao campo das ciências políticas, econômicas e sociais.
  • Formação específica para mulheres.
  • Formação específica para a juventude.
  • Formação específica para gestores públicos municipais.
  • Formação específica para a cidadania.
  • Manuais de orientação específicos para transição partidária e para mediadores dos cursos de Formação Política e para oradores.
  • Oferta de cursos gratuitos.
  • Produção e distribuição de materiais de formação política.
  • Aperfeiçoamento dos processos de organização partidária.
  • Capacitação de gestores públicos e dos quadros partidários.
  • Realização de seminários.
  • Realização de pesquisas de opinião pública.
  • Desenvolvimento e implementação de diferentes canais de discussão das indagações político-sociais.
  • Aproximação dos diferentes grupos sociais.
  • Democratização do conhecimento.