A Fundação

“Toda a história política tem sido a da luta do homem para realizar, na terra, o grande ideal de igualdade e fraternidade.”

As palavras de Ulysses Guimarães continuam reverberando no Brasil. E juntamente com a memória de um dos homens mais importantes da nossa história recente, são desde 1995 o alicerce de uma ideia criada para contribuir com as grandes discussões do país: a Fundação Ulysses Guimarães.

Entidade de interesse social sem fins lucrativos, a FUG é um braço do MDB, o partido que uniu corações e mentes contra a ditadura militar, grande responsável pela redemocratização do Brasil. Por isso mesmo, desde o seu início a Fundação Ulysses Gumarães se estruturou sobre três pilares: Democracia como compromisso e valor, Política para construir soluções, Educação para a transformação da sociedade. Inspirada pelo Doutor Ulysses, a FUG acredita na convergência desses princípios para encontrar os caminhos da cidadania. E para isso dedica seus esforços e tecnologia, sempre apostando no pensamento como o fator mais potente para a mudança.

A Fundação Ulysses Guimarães estimula a formação de líderes sintonizados com os desafios dos nossos tempos e a formulação de políticas públicas realmente inovadoras e eficazes. Através do Programa de Formação Política da Escola Movimento temas urgentes são debatidos com a condução de parcerias acadêmicas. A Escola de Líderes transforma quadros partidários, filiados ao MDB ou não, em líderes preparados para enfrentar a realidade atual. A atuação da FUG já produziu mais de diversos documentos que hoje servem de base para inúmeras discussões e reflexões e que podem ser consultados por toda a população.

Agora, com o conceito Educação, política e conhecimento para um futuro melhor, a Fundação Ulysses Guimarães avança ainda mais. E com o aprimoramento de suas ferramentas para a geração de informação e de formação de qualidade, quer contribuir para uma sociedade mais unida, mais justa e mais sustentável. Plural e democrática como a trajetória do homem que inspira suas ações todos os dias.

Conheça melhor a Fundação Ulysses Guimarães

O que é a Fundação?

Simplificadamente, uma fundação é uma entidade de interesse social, sem fins lucrativos, que se estrutura mediante a destinação de um patrimônio para a realização dessa finalidade social. Com o advento do Código Civil Brasileiro, houve a consolidação das fundações como forma utilizada por pessoas ou instituições que, de maneira altruísta, separam parte de seus patrimônios para finalidade social de modo a ajudar seus semelhantes.

Qual o papel social da Fundação Ulysses?

Sua vocação é de entidade formadora de conceitos norteadores da condução do país rumo ao desenvolvimento democrático.

Qual o foco de atuação da Fundação Ulysses Guimarães?

A Fundação tem primado Formação Política do cidadão e pela extensão deste programa a todo cidadão, no maior número possível de municípios brasileiros.

De que forma a Fundação desenvolve sua principal função, a de formar politicamente o cidadão?

Para ir ao encontro de seu principal objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães concebeu e implantou o Programa de Formação Política. Trata-se de um programa que leva à grande maioria dos municípios brasileiros – a meta é alcançar todos – cursos de formação para a cidadania que discutem diferentes temáticas. Os materiais são elaborados por parcerias acadêmicas especializadas e os cursos são ministrados por mediadores cujos valores e princípios coincidem com esta causa a ponto de a ela se vincularem.

Como a Fundação Ulysses se estrutura?

A Fundação Ulysses estrutura-se da seguinte forma: uma sede nacional, em Brasília, onde são planejadas as grandes ações e onde são coordenadas as atividades administrativas, e uma representação em cada estado da federação.

Todas as representações agem de forma independente, mas seguem as diretrizes definidas pelo grande grupo. As ações são articuladas por meio da presidência nacional e das presidências estaduais.

Qual o papel da sede nacional?

A Fundação Nacional em Brasília – DF mantém-se sempre em estreita interação com as filiais a fim de articular a execução dos objetivos que compõem seu plano de metas. Sua rotina se caracteriza pelo contato contínuo com todas as filiais de forma a municiá-las dos recursos financeiros necessários, de administrar com elas os problemas do dia a dia e a controlar o orçamento nacional.

Além dos recursos materiais, a sede nacional, por meio de seu corpo técnico e de parcerias com a área acadêmica, coordena o planejamento e a execução de projetos político-educativos voltados ao desenvolvimento da cidadania.

A Fundação Ulysses está vinculada a algum partido político?

A Fundação compartilha suas crenças com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.

Qual a composição/órgãos da Fundação?

Entre esses nomes encontram-se personalidades de notório saber e notável liderança nos campos das artes, da economia, das ciências jurídicas, sociais e política, da administração pública, do sindicalismo e principalmente políticos. Nomes que muito poderão contribuir para a consolidação de nossa emergente democracia.

Órgão máximo de deliberação da FUG, constituído de 15 (quinze) integrantes e 1/3 de suplentes. Compete ao Conselho, entre outras atribuições: traçar metas e diretrizes da Fundação, exercer a fiscalização do patrimônio e dos recursos; eleger o Presidente e seu vice-Presidente; eleger o Diretor-Presidente, os Diretores Vice-Presidentes e demais integrantes da Diretoria Administrativa; eleger os membros do Conselho Fiscal; aprovar o Plano Anual de trabalho da Fundação, o orçamento, o relatório de atividades e a prestação de contas; elaborar o regimento interno.

Composição do Conselho Curador:

Presidente: Wellington Moreira Franco

 

Vice-presidente: Francisco de Assis Costa Filho

 

Conselheiros Titulares:

Palmínio Altimari Filho

Nelson Tadeu Filipelli

Gabriel Vieira de Souza

Veneziano Vital do Rego Segundo Neto

Walter Vicioni Gonçalves

Regina Perondi

Murilo Cavalcanti

Romero Jucá

Roseana Sarney Murad

Vinicius Farah

Genebaldo Correia

Aline Nascimento Barrozo Torres

Antônio Anibelli Neto

 

Suplentes

Nestor Neto

Maria Lucia Cardoso

José Wanderley Neto

Dirce Heiderscheidt

Rodrigo Iglesias Arenas

Os integrantes da Diretoria são eleitos pelo Conselho Curador para exercerem mandato de dois anos, permitida a recondução. Compete a Diretoria, entre outras atribuições: elaborar a programação geral anual das atividades da FUG; executar o plano de trabalho e o Orçamento anual.

 

Composição da Diretoria Administrativa:

 

Diretor Presidente: Alceu Moreira

 

Diretor Vice-Presidente de Formação Política: Simone Tebet

 

Diretor Vice-Presidente de Relações Institucionais: Eliseu Padilha

 

Diretor-Secretário: Lelo Coimbra

 

Diretor-Tesoureiro: Hildo Rocha

 

Diretores:
Elcione Barbalho
Dário Berger
Hugo Wanderley Caju

 

Diretores Suplentes
Simone Marquetto
Moses Rodrigues
Dulce Miranda

 

Secretário Executivo: Guto Scherer

É constituído de três (3) membros titulares e três (3) membros suplentes. É um órgão de deliberação, com a finalidade de analisar e fiscalizar a gestão financeira, econômica, contábil e patrimonial da Fundação.

 

Composição do Conselho Fiscal:

 

Presidente:  Antônio Henrique Pires

Vice-Presidente: Bruno Gabriel Mesquita

Diretor: Valtenir Luiz Pereira

 

Suplentes:

Primeiro Suplente: Carlos Ricardo Santa Rita

Segundo Suplente: Walter Pereira da Silva

Terceiro Suplente: Bruno de Assis Pereira Cardoso

Composição do Conselho Editorial:

 

Presidente: José Alberto Fogaça

 

Vice-Presidente: Raul Jean Louis Henry Júnior

 

Conselheiros:
Wellington Coimbra
Elisiane Da Silva
Murilo Rodrigues Cavalcanti
Daniel Neves De Faria
Walter Vicioni Gonçalves
Gustavo Segabinazzi Saldanha
Isnaldo Bulhões Barros Junior
Carlos Alberto Chiodini
José Fernando Silva Santos
Confúcio Aires de Moura
Marcelo Costa e Castro
George Indarsane Lall

 

Secretária: Elisiane da Silva

Entre em contato

Receba nosso boletim Politizar