PE: encontro em Salgueiro e Ouricuri

22/04/2013

O PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães de Pernambuco deram início, no mês de abril, a uma série de encontros regionais para discutir temáticas que afetam o dia a dia do povo pernambucano, divulgar os cursos de Formação Política EAD e fortalecer o partido no Estado. A seca foi a pauta principal desta primeira rodada, realizada nos dias 12 e 13 abril, em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente.

Os eventos contaram com a presença do engenheiro e consultor Antônio Carlos Vidon, como palestrante convidado. Vidon falou sobre os recursos hídricos no semiárido brasileiro, alertando para a importância de obras estruturantes (a exemplo da transposição do Rio São Francisco) atreladas a obras de alcance regional (como barragens) e obras de alcance local (os poços).

O Programa de Formação Política EAD, também pauta do encontro, despertou o interesse dos presentes. Lideranças locais, a exemplo do vereador Almir Agente, de Salgueiro, comprometeram-se em incentivar a formação política nas comunidades. O parlamentar acredita que a Câmara Municipal será o local ideal para os cursos. Os núcleos da JPMDB e do PMDB Mulher de Ouricuri, através do prefeito Cezar de Preto e do assessor de comunicação da prefeitura, Edvaldo Torres, também entusiasmaram-se e já se preparam para iniciar novas turmas em breve.

O presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio, conclamou as pessoas à filiação e a apresentar as bandeiras do PMDB. “Precisamos ter novos quadros para melhor representá-los no Legislativo”, argumentou.

Secretário-geral do PMDB/PE, o deputado federal Raul Henry destacou que a realidade do semiárido nordestino só será mudada com investimento público. Ele falou, ainda, da importância da educação para transformar a vida das pessoas. “O Brasil vive hoje um verdadeiro apartheid educacional, que dá origem à nossa grande desigualdade de renda. Porque a qualidade do emprego depende da qualidade da educação, e a escola privada é muito melhor do que a escola pública. O Brasil jamais será um país justo e desenvolvido sem resolver essa questão”, colocou.

O senador Jarbas Vasconcelos, por sua vez, relembrou a adutora do Oeste, realizada quando ele foi governador. Ele reconheceu que não há como acabar com a seca, mas, com vontade política, seus efeitos podem ser atenuados. “Se tem dinheiro pra investir em estádios, para incentivar empresários a construir hotéis, tem que ter para combater a seca. Isso é decisão governamental”, disse.

Os encontros do PMDB no Sertão foram prestigiados por lideranças não só dos municípios de Salgueiro e Ouricuri, mas também de Verdejante, Cedro, Serrita, Petrolina, Bodocó, entre eles, os prefeitos Marcones Lidório (Salgueiro), Cezar de Preto (Ouricuri), Péricles Tavares (Verdejante) e os vice-prefeitos Guilherme Coelho (Petrolina) e Marta Guerra (Carpina).