Roraima: jovens do projeto Rumo Certo concluem curso de Dicção e Oratória

23/02/2017

22.02.2016 Rumo Certo Curso Diqção e Oratoria Foto Eduardo Andrade (24)

Preparar jovens para o mercado de trabalho: com este objetivo, a Fundação Ulysses Guimarães Roraima realizou o curso de Dicção e Oratória com 45 estudantes do projeto Rumo Certo – uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista. A formação que ocorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro, contou com a parceria da Escola Municipal de Administração Pública (Emap).

Durante a formação, os jovens aprenderam várias técnicas de comunicação e apresentação pública, de superação do medo e de como fazer abordagens no ambiente de trabalho. Durante as 15 horas de aula, os alunos participaram de várias dinâmicas individuais e em grupo.

Segundo Cristina Leite, presidente da Fundação em Roraima, a previsão é de formar mais uma turma de 45 jovens do projeto nos dias 6 e 7 de abril, e no início de maio promover um grande evento de certificação dos 90 participantes. Ela ressaltou ainda que o curso veio em um momento em que os jovens necessitam potencializar a comunicação por estarem inseridos no mercado de trabalho em regime de estágio.

“Durante o curso foi ensinado que comunicação é poder, uma arma que podemos usar tanto para o bem quanto para o mal. O objetivo dessa parceria é levar cada dia mais conhecimento aos jovens e idosos de projetos sociais e servidores municipais. A Fundação tem essa missão na formação política educacional e social da população brasileira”, afirma Cristina.

A jovem Sabrina Santos, de 16 anos, viu na capacitação uma oportunidade de aperfeiçoamento. “Esses dois dias de curso aprendemos a maneira correta de nos comportarmos na frente do público, em apresentações, eventos e encontros importantes. Isso é muito bom para o nosso futuro, nos auxiliará na faculdade,onde teremos que apresentar trabalhos e projetos”, disse.

Para Sheyla Medeiros, coordenadora do projeto Rumo Certo, o curso vai ajudar os jovens a se expressar melhor no ambiente de estágio em que atuam. “Eles foram selecionados para participarem deste curso de oratória, por ser uma boa qualificação para eles que atuam como estagiários nas instituições parceiras da prefeitura. Isso exige deles uma linguagem mais formal, deixando as velhas manias de lado”, disse.

Sobre o projeto Rumo Certo

Hoje, o projeto Rumo Certo beneficia 105 adolescentes, entre 15 a 17 anos, que são inseridos no mercado de trabalho em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições parceiras da prefeitura, como Sebrae/RR, Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), IEL e secretarias municipais. Cada participante recebe uma bolsa de R$ 210 para contribuir com a renda familiar. Em horário oposto ao escolar, eles complementam a carga horária com o estágio e curso de aperfeiçoamento profissional.

“A maioria dos jovens quando atingem a maioridade no projeto já ingressam direto na faculdade ou as próprias instituições os contratam, dependendo do desempenho de cada um. Quando eles saem do projeto, recebem um certificado pelo tempo de estágio, o que ajuda a incrementar o currículo deles na busca por um trabalho lá fora”, destaca Sheyla.