Projeto Estradas e Bandeiras está de volta!

23/03/2017

Em sua terceira edição, o projeto Estradas e Bandeiras da Fundação Ulysses Guimarães estreia na sexta-feira, 24, mais uma temporada de debates e aulas pelo Brasil afora. Até outubro, membros da FUG irão percorrer o País de Norte a Sul promovendo discussões entre militantes, líderes políticos e sociedade. A ideia do programa é aproximar a política das pessoas e aprimorar a democracia. De acordo com o secretário de gestão, Chico Donato, o primeiro eixo tem a função de mobilizar articuladores políticos e lideranças do partido, apresentando melhor o trabalho da Fundação e como seus cursos podem levar conhecimento aos mais diversos perfis de público.

“Isso é importante porque estamos lidando com representantes do povo, são eles que farão uma rede de contatos com as demais pessoas. Eles precisam estar bem informados sobre nosso trabalho e como podemos ajudar na formação política em geral”, conta.

O segundo eixo é o voltado a sociedade em geral, aqueles que tem curiosidade em enteder melhor o processo político e como é possível solucionar problemas dentro de seu círculo social.

“Com isso, chegamos a todos os grupos possíveis. Queremos fortalecer o movimento político por meio dos nossos cursos, não importa em qual lugar do Brasil o interessado esteja”, explica Donato.

Além da divulgação das aulas, Estradas e Bandeiras também acompanha o planejamento de cada filial da FUG, verificando se elas estão dentro do cronograma anual, quais os problemas enfrentados e como o processo pode ser ainda mais proveitoso. Tudo é colaborativo e participativo.

O principal desafio, avalia Donato, é adaptar os cursos de acordo com cada região. “Precisamos pensar como oferecer nossos cursos nesse lugar, quais as necessidades específicas daquela região em relação a política, perfil dos interessados. Só conhecendo cada local poderemos oferecer o que a população dali espera desse tipo de iniciativa”, relata.
Confira a programação:

Setembro