FUG lança livro sobre Procedimentos Legislativos da Câmara dos Deputados

18/09/2009

Brasília (16/04/2009) – A Fundação Ulysses Guimarães lançou ontem, 15, em Brasília, o livro "Câmara dos Deputados" Procedimentos Legislativos" Comentários, Críticas e Sugestões". De autoria do servidor da Casa, Oswaldo Ferreira, a obra interpreta normas do Regimento Interno da Câmara e faz um relato histórico do pensamento de parlamentares sobre suas atribuições e atividades. "Meu objetivo com o livro é oferecer comentários rápidos sobre alguns pontos polêmicos do Regimento Interno, como também, detalhar algumas formas de aplicação das práticas", declarou o autor, ao agradecer o apoio recebido por servidores da Câmara e dos parlamentares envolvidos.

Presidida pelo deputado federal, Eliseu Padilha (RS), a FUG tem o objetivo primordial de ser um centro de estudos sobre ciências políticas e sociais, bem como dar suporte técnico e teórico, ao Parlamento e ao Partido, fundamentada no exercício da democracia e da livre expressão. Calcado nesta premissa da educação, Padilha considera o livro um ?tratado?, pela forma profunda com que o autor trabalha o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. ?As idéias transmitidas pelo Ferreira servem a todos nós como um grande ensinamento, além de ser uma homenagem a todos os seus colegas e contemporâneos do Congresso Nacional?, frisou.

Padilha aproveitou a oportunidade para falar dos trabalhos desenvolvidos por Ferreira, ao longo dos anos no PMDB, e utilizou-se da mesma adjetivação feita por Ulysses Guimarães à ele, como o grande ?Oráculo?, não só do partido, mas do Congresso Nacional.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, presente também no lançamento do livro, ressaltou que Ferreira é um profundo conhecedor do Regimento Interno, das normas e dos procedimentos. Ele destacou que a sua dedicação ao PMDB faz com que ele seja uma referência histórica, visto que ele é um dos funcionários com mais tempo de trabalho na Câmara.