Entenda o que muda com a reforma política: Fundo Partidário

06/12/2016

É necessário que seja repensado o sistema político atual. O Senado recentemente votou a favor da reforma política, e agora o debate segue para a Câmara dos Deputados.

De 2014 para cá, foram registrados números altíssimos de votos brancos e nulos, o que é indício claro de que a população está insatisfeita, de não estar se sentindo representada. A dificuldade atual reside num sistema político antiquado e que provoca desconfiança da sociedade.

Uma das mudanças que está em discussão é a definição de cláusulas de barreira para atuação dos partidos políticos. Hoje, todos os partidos têm direito ao fundo partidário. Com a aprovação da medida, a partir das eleições de 2018, só poderão ter funcionamento parlamentar os partidos que obtiverem um mínimo de 2% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos 14 unidades da Federação. Só quem conseguir atingir esse desempenho mínimo de representação popular poderá ter participação no fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e televisão.

O que você acha da proposta?