Empoderamento feminino em debate

16/03/2017

Em plena semana de comemorações ao Dia Internacional da Mulher, a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Norte promoveu o curso de Políticas Públicas de Gênero no Museu Nísia Floresta, no município de Nísia Floresta: cidade que leva o nome da mulher que lutou pela busca de reconhecimento e de direitos iguais entre gêneros.

Durante a capacitação, que contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, temas relacionados ao empoderamento feminino pautaram o encontro – que foi mediado pela pesquisadora Udymar Pessoa.

Participaram da formação alunos dos cursos de assistência social e pedagogia da FACEOPAR, do Centro de Cultura e Ensino da Capoeira do município, bem como o presidente da FUG/RN, Gleire Belchior; a vice-prefeita, Hallina Dantas; o coordenador do Museu, Raimundo Melo; e o presidente do Centro e Cultura e Ensino de Capoeira, Robson Bezerra.

Na ocasião o presidente da FUG/RN fez a doação do livro “Nísia Floresta uma mulher à frente do seu tempo” ao Museu Nísia Floresta. O livro fará parte do acervo expográfico da instituição.

Sobre Nísia Floresta

Precursora do feminismo no Brasil – e educadora, escritora e poetisa – a potiguar Nísia encontrou formas de defender o que vieram a ser os direitos constitucionais de cidadania e de representação. No acervo da FUG, há disponível para download uma obra exclusiva sobre Nísia Floresta. Para baixar, acesse o link: http://www.fundacaoulysses.org.br/acervo/

Lei Maria da Penha

Violência contra a mulher, medidas de prevenção, atendimento pela autoridade local, procedimentos para realizar denúncias, medidas protetivas, atuação do Ministério Público e assistência jurídica foram alguns dos tópicos debatidos da Lei Maria da Penha.

Maria Bonita

Durante a formação, foi realizada uma apresentação sobre a história de Maria Bonita – primeira cangaceira do Brasil. Nascida em pleno dia 08 de março, a baiana da cidade de Paulo Afonso é sinônimo de empoderamento feminino em uma época na qual as mulheres eram colocadas em segundo plano na vida social.