Notícias

Geral

Centenário de Ulysses: Biblioteca Nacional inaugura exposição em homenagem ao Senhor Diretas

07/12/2016

Fotos, charges, artigos de jornais, revistas e vídeos: peças que retratam a trajetória de um político que marcou a história do Brasil. Em homenagem ao centenário de nascimento de Ulysses Guimarães, a Biblioteca Nacional inaugurou na última terça-feira, 6, no Rio de Janeiro, a exposição ‘Doutor Ulysses, Senhor Brasil’. Com a curadoria da equipe de pesquisadores da Biblioteca Nacional, sob a coordenação de Bruno Brasil e produção de Suzane Queiroz, a mostra acontece até o dia 06 de fevereiro.

Centenário de Ulysses: exposição na Biblioteca Nacional segue até fevereiro.

Centenário de Ulysses: exposição na Biblioteca Nacional segue até fevereiro.

Sobre a exposição

Dividida em cinco módulos, a exposição ocupa dois andares da Biblioteca Nacional. O hall central, no térreo, abriga, por meio de imagens debruçadas sobre os alambrados, as multidões que foram às ruas lutar pelas Diretas Já.

O primeiro módulo trata dos primeiros mandatos de Ulysses como deputado, ascendendo à presidência da Câmara em 1956, apenas seis anos após sua primeira eleição, e culmina na sua atuação pós 1964. Logo em seguida, no segundo módulo, aparece o Senhor Diretas: a sua luta pelas eleições diretas para a Presidência da República e a articulação política para a eleição de Tancredo Neves e os esforços empreendidos para a sustentação do governo de José Sarney.

Dividida em cinco módulos, a exposição ocupa dois andares da Biblioteca Nacional.

Dividida em cinco módulos, a exposição ocupa dois andares da Biblioteca Nacional.

O terceiro módulo, de maior destaque, narra o Ulysses Guimarães constituinte. Presidindo a assembleia que resultou na Constituição Cidadã de 1988, o deputado deu mostras de um rigor democrático ímpar na condução dos trabalhos – aliando interesses e anseios os mais díspares. Tudo num momento em que atendia pelo apelido de tetrapresidente, cultivado quando Ulysses assumia ao mesmo tempo as presidências do PMDB, da Câmara e da Assembleia Nacional Constituinte, além da vice-presidência da República.

O módulo quatro da exposição relembra a campanha do deputado para presidente, em 1989, refletindo que, embora Ulysses tivesse passado por um momento difícil, “renasceu” em seguida. No quinto e último módulo, o Senhor Constituição converte-se em Senhor Impeachment, granjeando apoio de diversos setores em torno da causa parlamentarista, esforço que, visando frear os excessos presidenciais, conseguiu tanto derrubar o governo Collor quanto marcar um plebiscito sobre a forma de governo do Brasil em 1993.

Funcionamento

De 7 de dezembro a 6 de fevereiro

De 2ª a 6ª, das 10h às 17h

Sábados das 10h30 às 14h30

Local: Fundação Biblioteca Nacional – Av. Rio Branco, 219 – Rio de Janeiro