Voltar

Crianças prestam homenagem aos 101 anos de Ulysses Guimarães

WhatsApp Image 2017-10-10 at 15.06.16
10/10/2017 - 16:07

Cerca de 30 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Marcello Schmidt participaram, na última sexta-feira (06/10), de um exercício prático de democracia e cidadania. O evento, que uniu partidos políticos, amigos e simpatizantes, teve um motivo especial: homenagear os 101 do Dr. Ulysses Guimarães. A solenidade aconteceu na Praça da Liberdade e contou com a presença do fundador do MDB de Rio Claro Dr. Ruy Pignataro Filho, do prefeito da cidade, João Teixeira Júnior, do secretário nacional da FUG, Francisco Donato Júnior, além de outras autoridades locais, que destacaram o importante papel do estadista para o cenário político brasileiro.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória de vida do rio-clarense, que nasceu em 1916, no distrito de Itaqueri da Serra. Seu primeiro passo na vida pública aconteceu quando ingressou no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito de São Paulo (USP), onde exerceu a vice-presidência da União Nacional de Estudantes (UNE). Em 1947 se tornou deputado estadual e, a partir daí, sua história foi pautada na dedicação ao país e aos diretos de liberdade dos cidadãos.

Em ato simbólico, ao final da homenagem, as crianças colocaram flores no busto que representa Ulysses.

A partir de 2018, a história de Ulysses Guimarães poderá fazer parte da grade curricular, da rede pública de ensino, do município de Rio Claro. A ideia foi lançada com a assinatura do Termo de Cooperação entre a Fundação Nacional Ulysses Guimarães (FUG) e a Secretaria de Educação, do município. Segundo o Termo, será realizado um concurso entre os professores sobre a vida do Dr. Ulysses e sua relação com Rio Claro. Os docentes que apresentarem os cinco melhores planos de aula serão premiados com notebooks, cursos, livros e visitas à FUG. . Inédito no país, o concurso visa manter viva a memória daquele que teve uma ampla participação durante as campanhas pelo retorno do país à democracia.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.



Deixe um comentário

O seu e-mail nunca vai ser publicado. Campos obrigatórios *

*
*