O PMDB na Maturidade

20/10/2011

* Eliseu Padilha, deputado federal e presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães

No dia 24 de março de 1966, nasceu, sob o regime de exceção institucional o MDB, hoje o PMDB, que é há décadas é o maior Partido do Brasil. A redemocratização, as eleições diretas, a Constituição Cidadã e os avanços sociais, pós 1964, nasceram, todos, com a marca ou a sustentação do PMDB. Há muito tempo não se governa o Brasil sem o PMDB.

Em que pese o grande crescimento econômico verificado em nosso País, projetando-o como a 7ª economia mundial, resta muito a ser construído no campo político e social. Nosso modelo ainda é marcadamente concentrador do conhecimento e da riqueza. Vivemos a civilização do conhecimento e sem a democratização deste a riqueza também não será democratizada. Este talvez seja o maior desafio vivenciado pelas instituições políticas nacionais e neste campo o PMDB tem dado demonstrações de inconformidade com o que se sucede e buscado criar caminhos para que ao par do crescimento econômico ocorra também a democratização das riquezas, amparada na elevação do nível médio de conhecimento e de cidadania de todo o povo brasileiro.

Como marca dos 45 anos de sua existência e de seu ingresso na efetiva maturidade política, o PMDB rompe com o conformismo e lança, de forma obrigatória, para todos aqueles que quiserem ser candidatos sob sua legenda, em todo o território nacional, o curso Preparatório de Candidatos a Vereador, Vice-Prefeito, Prefeito. Este é mais um dos cursos que compõem seu programa de formação política, produzido em parceria com professores dos Institutos de Ciências Políticas de grandes Universidades do Brasil.

A política, os políticos e as instituições políticas devem moldar-se aos novos tempos de transparência e de ciência absoluta em toda a população. A formação específica da cidadania e dos políticos passa a ser a argamassa para a construção dos efetivos avanços políticos e sociais pelos quais nosso povo clama.

A carência de conhecimento e de formação de nossa gente nos tem feito gerar, anualmente, milhões de empregos nos países de onde importamos produtos manufaturados.

O PMDB, que sempre foi vanguardeiro nos avanços políticos e sociais do povo brasileiro, percebeu que os tempos mudaram e que ele, fiel a sua história, tem o dever intransferível de se adequar à nova realidade sob pena de se isolar, no ora semidesértico passado, enquanto a população buscará suprir sua ausência através da relação direta com as estruturas do poder.

Com sua maturidade, o PMDB está levando, a todos os municípios, com base no conhecimento acadêmico, sua proposta de integração e interação de todos os cidadãos, especialmente de seus militantes, à construção das soluções para os desafios da vida em sociedade no terceiro milênio.
(*) Presidente da Fundação Ulysses Guimarães.

Artigo publicado no Jornal Correio do Povo, dia 24/03/2011.